Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Posted in:

3 mitos e 2 verdades sobre suplementos: um guia completo

3 mitos e 2 verdades sobre suplementos: um guia completo

Assim que começamos a reeducar a nossa alimentação, também começamos a estudar sobre dietas, suplementação, treinos e tudo o que está de acordo com o mundo fitness.

Muitas pessoas procuram dietas infalíveis e suplementos milagrosos que irão transformá-las da água para o vinho em poucas semanas. Mas cuidado! Existem por aí muitos conteúdos patrocinados pelas indústrias de suplementos que já são criados, com predisposição a induzir você a consumi-los.

Para tentar ajudar o leitor, separamos 3 mitos e 2 verdades sobre suplementos: um guia completo. Aqui falaremos sobre o que está em alta e o que, provavelmente, as pessoas têm mais dúvidas no mundo fitness.

3 mitos e 2 verdades sobre suplementos: um guia completo

3 MITOS E 2 VERDADES SOBRE SUPLEMENTOS

Verdades sobre suplementos

Os suplementos alimentares nada mais são do que alternativas eficientes para que você complemente os déficits de micro e macronutrientes no seu plano alimentar. Os suplementos são indicados por nutricionistas, e seu uso indevido pode gerar complicações leves e mais sérias.

Continuando, vamos para verdades sobre suplementos. Confira!

3 mitos e 2 verdades sobre suplementos: um guia completo

Suplemento ajuda na sua dieta

Como primeiro ponto dos 3 mitos e 2 verdades sobre suplementos, os suplementos alimentares ajudam e muito na sua dieta. Geralmente, quando começamos a mudar a nossa rotina para qualquer atividade física ou para qualquer plano alimentar novo, fica difícil nos adaptarmos à rotina.

Para isso, os suplementos alimentares são grandes aliados para complementar construção da dieta voltada  ao processo de crescimento muscular. Como exemplo, existem pessoas que não conseguem ou acham muito difícil comer ovos (seja frito, cozido ou de outra maneira) por conta de seu sabor, considerado não muito agradável. Para isso, a albumina é um exemplo de suplemento com a matéria-prima da clara de ovo e pode ser encontrada em diversos sabores, como chocolate, banana, morango, baunilha.

Suplementos contribuem para a hipertrofia

Dentro dos 3 mitos e 2 verdades sobre suplementos, fazer o uso de suplementos contribui bastante para a hipertrofia muscular. Isso porque você irá poder ter uma opção mais rápida para a ingestão de nutrientes.

É claro que os suplementos não substituem uma refeição, porém, eles ajudam na rápida absorção daquele determinado nutriente.

Mitos sobre suplementos

 

3 mitos e 2 verdades sobre suplementos: um guia completo

Apontamos três mitos sobre suplementos que ainda são bastante discutidos pela sociedade e pelos profissionais. Fique ligado!

‘Suplemento é bomba’

Em primeira posição dos 3 mitos e 2 verdades sobre suplementos, temos o clássico: ‘suplemento é bomba’. Isso é verdadeiramente um mito. Novamente, os suplementos alimentares são alternativas para que você atinja os seus níveis de micro e macronutrientes diários. Eles contribuem no seu ganho ou na perda de peso, dependendo do seu objetivo e do que o seu nutricionista indicará.

Suplemento não é bomba porque advêm de matérias-primas orgânicas e biológicas podendo ser o soro do leite (no caso do Whey Protein e da caseína), da proteína da clara do ovo (no caso da albumina), da proteína da carne (no caso da creatina, carnivor e outros), dos aminoácidos (no caso dos BCAAs) e dos complexos vitamínicos presentes nas folhas, verduras, legumes.

O que é considerado como ‘bomba’ são substâncias de caráter ergogênico que irão adaptar a sua fisiologia, visando o aumento do desempenho físico tanto nos treinos quanto no organismo em geral. Eles são os esteroides anabolizantes, substâncias sintéticas que elevam os níveis hormonais em ciclos.

Existem esteroides anabolizantes ilegais no Brasil e outros que são indicados pela orientação do endocrinologista. Eles, diferentemente dos suplementos, não contêm em sua fórmula os ativos encontrados em alimentos. Eles contêm hormônios sintéticos (comumente a testosterona e o GH,) que irão potencializar o crescimento celular, contribuindo para a hipertrofia.

Porém, as contraindicações são inúmeras, como o crescimento do coração, a sobrecarga de órgãos internos (como o fígado e o pâncreas), irritabilidade elevada do paciente, depressão, atrofiamento dos órgãos genitais tanto do homem quanto da mulher, crescimento ósseo indevido, ginecomastia (aumento das mamas) etc.

‘Suplemento bom é suplemento caro’

Outro mito é que suplemento bom é suplemento caro. Se fosse assim, nenhum atleta de fisiculturismo começaria do baixo, não é? Existem inúmeras marcas no mercado de suplementos que prometem milagres, mas isso não acontece.

Embora o mercado seja cheio de opções, a internet tem grandes conteúdos para orientar as melhores opções, que aliem custo-benefício para sua comodidade e economia, com bons resultados.

‘Suplementos sobrecarregam os órgãos do corpo’

Este mito tem um pouco de caráter de verdade, porém, ainda continua sendo um mito. Sabe por quê? Tudo que é ingerido em demasia não faz bem. Se você faz o uso indevido de suplementos, isso gera uma sobrecarga nos órgãos internos sim, todavia, se você segue a dieta prescrita pelo nutricionista e toma os suplementos indicados, não se preocupe porque você está fazendo o trabalho correto.

Em contexto dos 3 mitos e 2 verdades sobre suplementos, beber bastante líquido ajuda também na absorção dos suplementos pelo organismo. Então, sempre esteja com uma garrafa de água por perto!

Como saber mais sobre suplementos

Sinalizando os 3 mitos e 2 verdades sobre suplementos, para saber mais sobre, você precisa pesquisar em fontes de informações confiáveis. Pesquise em análises científicas e em blogs que se baseiam em dados científicos. Saiba procurar e tire suas dúvidas.

Indicamos a leitura do blog Suplementos Forma. Você encontrará vários materiais interessantes sobre o mundo fitness e os suplementos alimentares. Corra lá!

Por Suplementos Forma

Suplementos Forma

O Blog Suplementos Forma é especializado em testar suplementos alimentares. Contamos com mais de 1.200 relatos de suplementos nacionais e importados. Confira as melhores dicas de uso e experiência das 55 melhores marcas nacionais e importadas.

256 posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.