Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Posted in:

Suplementos alimentares antioxidantes: quais são os melhores

Suplementos alimentares antioxidantes quais são os melhores

Hoje em dia, a busca por uma saúde mais equilibrada, felizmente, vem se popularizando. Nesse contexto, cuidar da saúde significa não apenas cuidar do corpo em sua estética e aspectos externos, mas sim é preciso de um cuidado com seu organismo internamente.

Dessa maneira, sempre atentando ao controle de nossas vitaminas, minerais e outros nutrientes que nosso corpo requer para manter a saúde geral do organismo bem equilibrada. E assim, embelezar o indivíduo de dentro para fora.

Geralmente, apresentamos lacunas em nosso corpo, onde não existe a quantidade ideal que deveria existir desses nutrientes, vitaminas e minerais. Veja, neste artigo mais sobre suplementos que podem vir a fazer você envelhecer mais lentamente. Já pensou? Sim! Tratam-se dos suplementos alimentares antioxidantes!

Os suplementos alimentares antioxidantes entram em cena aí. Sabe por quê? Bem, os antioxidantes prestam um importante papel ao nosso organismo, muitas vezes desconhecido pela maioria das pessoas. Ficou com curiosidade? Então prepare-se, pois a seguir responderemos a questões como: De fato, como são esses suplementos? Como agem?

 

Suplementos alimentares antioxidantes quais são os melhores

Suplemento antioxidante: o que é

Assim como o nome sugere, antioxidante é algo que age contra a oxidação, sendo este um processo que nossas células usam o oxigênio para converter em energia os nutrientes que nosso organismo absorve por meio da alimentação. É um processo natural, mas que tem como efeito a liberação de radicais livres no corpo.

Qual a função dos antioxidantes?

O fato é que conseguimos produzir esses antioxidantes, no entanto, existem fatores externos que contribuem para a formação desses radicais livres, que causam diversas doenças e inflamações, como o mal de Alzheimer, envelhecimento precoce, doenças cardiovasculares, dentre outros malefícios ao organismo.

Alguns dos fatores que propiciam a geração de substâncias como radicais livres são consumo de: tabaco, álcool, aditivos alimentares, estresse físico, poluição, raios X e radiação ultravioleta, pesticidas e herbicidas, consrvantes alimentares, estresse mental e consumo de gorduras em excesso.

Mantendo distância desses hábitos, certamente o número de radicais livres cairá, evitando problemas e potencializando a qualidade de vida.

Tipos de antioxidantes

Suplementos alimentares antioxidantes quais são os melhores.

Quando se fala em suplementos, geralmente usa-se uma combinação de variados tipos de antioxidantes, como as vitaminas antioxidantes: ácido fólico, betacaroteno e vitaminas A, C e E. E com o consumo diário de um bom polivitamínico é certo que você terá uma boa dose suplementar dessas mesmas substâncias.

Outros dois tipos de antioxidantes são o ácido alfalipóico (CLA) e os fitoquímicos antioxidantes. O CLA é um ácido graxo que reduz o efeito da oxidação, produzindo os antioxidantes em um ritmo maior. É geralmente consumido sozinho como suplemento.

E, já em relação aos fitoquímicos, temos os suplementos alimentares antioxidantes encontrados naturalmente nas plantas, que desempenham um papel semelhando ao do no nosso corpo: ajudam no sistema defensivo da planta, sendo os principais antioxidantes naturais os flavonoides, os polifenóis e a isoflavona.

É possível encontrar esses antioxidantes em frutas, vegetais, ervas e extratos de plantas, e que quando cosumido em cápsulas, utilizam-se extratos de ervas e frutas ricas nesses elementos, naturalmente antioxidantes.

Em alimentos naturais, encontramos antioxidantes no tomate, acerola, laranja, morango, uvas, couve, agrião, brócolis, cenoura, arroz, trigo, grãos integrais como linhaça, chia e sésamo, castanha-do-pará e castanha-de-caju.

O uso de suplementos antioxidantes

É importante pontuar que o uso de suplementos aliado a hábitos com consumo excessivo de álcool, fumo, uma dieta rica em gordura e açúcares e sem a prática de atividades físicas não trazem nenhum benefício. Por isso, se consumir suplementos alimentares antioxidantes, pratique ao menos trinta minutos de exercícios físicos diariamente e siga uma alimentação saudável e bem estruturada.

Suplementos alimentares antioxidantes: quais são os melhores

Suplementos polivitamínicos e minerais

Assim como os suplementos alimentares antioxidantes, os suplementos polivitamínicos vêm com a intenção de trazer mais vitaminas e minerais para nosso organismo, suprindo possíveis lacunas desses nutrientes e fortalecendo nossa saúde.

Como devo consumir?

Nunca se deve começar a tomar nenhum medicamento suplementar sem antes consultar um médico e/ou nutricionista, para que assim seja verificado qual suplemento deve ser tomado, durante quanto tempo, em qual dosagem e se realmente deve ser tomado, pois não é só pelo fato de algo fazer bem que deve ser consumido sem controle.

Já que em nosso organismo deve existir um equilíbrio, podemos sim dar uma forcinha consumindo suplementos alimentares antioxidantes. Então, certifique-se também de obter suplementos de boa qualidade e sem procedência duvidosa, pois procurar opções de menor custo pode na verdade não agir em nada e ainda trazer malefícios ao corpo.

Então, como vemos, para além de suplementos alimentares antioxidantes, vale a regrinha básica: sempre ter atenção em relação à qualidade da alimentação. Quanto mais diversificada e equilibrada, melhor se portará sua saúde e os radicais livres não terão vez.

Ficou mais alguma dúvida sobre suplementos alimentares antioxidantes? Conhece mais algum suplemento antioxidante benéfico para a saúde? Deixe aqui seu comentário e nossa equipe buscará responder o mais rápido possível. Até a próxima e lembre-se de se cuidar sempre!

Por Suplementos Forma

Suplementos Forma

O Blog Suplementos Forma é especializado em testar suplementos alimentares. Contamos com mais de 1.200 relatos de suplementos nacionais e importados. Confira as melhores dicas de uso e experiência das 55 melhores marcas nacionais e importadas.

257 posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.