Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Posted in:

Suplementos alimentares diuréticos: valem a pena mesmo?

Suplementos alimentares diuréticos: valem a pena mesmo?

Você sabe o que é diurético? Você conhece os suplementos alimentares diuréticos? Sabe o que é termogênico e bloqueador de gordura? Neste artigo falaremos tudo sobre suplementos alimentares diuréticos, termogênicos e bloqueador de gordura, retenção hídrica hipertrofia, se vale a pena mesmo o consumo desse tipo de suplemento e qual é o melhor diurético para desinchar.

Suplementos alimentares diuréticos: valem a pena mesmo?

O que são diuréticos, termogênicos e bloqueador de gordura?

O diurético é uma substância que atua nos rins fazendo com que os mesmos possam aumentar a taxa do débito e o volume urinário de uma pessoa. Isso eleva a excreção de eletrólitos (potássio, sódio e cloreto) e água. O diurético pode ser classificado em seis classes: tiazídicos, alça, osmóticos, poupadores de potássio, inibidores da anidrase carbônica e mercuriais. Cada uma dessas classes atua em áreas distintas nos rins e cada um tem indicação precisa para seu uso terapêutico. Cada patologia tem a sua classe de diurético indicada, mas de forma geral os suplementos alimentares diuréticos servem para:

  • Tratamento anti-hipertensivo;
  • Mobilização de inchaço;
  • Profilaxia da insuficiência renal;
  • Tratamento da insuficiência cardíaca congestiva;
  • Edema agudo de pulmão;
  • Tratamento de glaucoma.

O termogênico é um suplemento que ajuda no processo da queima de gordura e, consequentemente, na perda de peso. Ao utilizá-lo, as funções metabólicas do corpo são estimuladas. Geralmente, os alimentos e as substâncias termogênicas também ajudam a reduzir o apetite.

Como os termogênicos são estimulantes, algumas das funções principais corporais, como a frequência cardíaca, é acelerada e aumentada. Quanto mais um indivíduo fizer esforço físico, o corpo vai desejar mais calorias e assim queimar as gorduras armazenadas. Os termogênicos não queimam gorduras sozinhos, o que esses suplementos fazem é aumentar as funções metabólicas dos depósitos de gordura para que seja convertido e utilizado como uma fonte de energia.

Os bloqueadores de gordura são compostos que dificultam a absorção de gordura pelo nosso organismo. Dessa maneira, quando inseridos a uma dieta balanceada, auxiliam na perda de peso, pois atuam na redução da ingestão calórica e não na queima de gordura já acumulada, como a grande maioria acredita.

Suplementos alimentares diuréticos: valem a pena mesmo?

O que é retenção hídrica hipertrofia?

A retenção de líquidos é conhecida como inchaço no corpo ou em alguma área dele. É razoavelmente comum as pessoas sentirem que estão “retendo líquido”, com as pernas ficando inchadas no final do dia com as marcas de pressão das meias ou dos sapatos, resultado do extravasamento de um líquido que sai dos vasos sanguíneos e vai para o tecido subcutâneo. Tudo isso confere o aspecto brilhante e inchado da pele, muitas vezes compressível por acessórios do vestuário ou até mesmo com a pressão dos nossos dedos sobre a pele.

Há mecanismos muito sofisticados para manter o equilíbrio dos líquidos do corpo. Pouco mais de dois terços é composto por água. Entretanto, todos os nossos fluidos corporais são compartimentalizados conforme a sua função. Quando ocorrem desequilíbrios nesses mecanismos, de ordem fisiológica, ou por que houve hábitos relacionados ao  sedentarismo, isso pode favorecer o surgimento do edema. Outras causas possíveis são: remédios anti-hipertensivos, problemas renais, problemas hepáticos e cardíacos e reações inflamatórias.

A hipertrofia é o aumento dos constituintes e das funções celulares, o que provoca aumento dos órgãos e das células afetadas. A hipertrofia muscular exige esforço físico e, em algumas dessas condições, tende a ser generalizada, até mesmo no coração, o qual precisa se adaptar às maiores exigências metabólicas. Órgãos e tecidos hipertróficos aumentam de peso e volume por conta do aumento volumétrico das células. A hipertrofia apresenta as seguintes características:

  • Melhora do metabolismo muscular;
  • Aumento do tecido conectivo;
  • Aumento de vascularização ou formação de novos capilares;
  • Aumento considerável da sensação transversal das fibras musculares.

Suplementos alimentares diuréticos: valem a pena mesmo?

Suplementos alimentares diuréticos: vale a pena mesmo? Melhor diurético para desinchar

Os suplementos alimentares diuréticos ajudam a eliminar a água e o sódio do organismo. A diminuição dos níveis de sódio no corpo ajuda a combater problemas cardíacos, principalmente a hipertensão arterial. Além disso, os suplementos alimentares diuréticos são excelentes para tratar edemas e retenção de líquidos causados pelo excesso de sal no sangue.

Ou seja, os suplementos alimentares diuréticos valem a pena, pois ajudam a diminuir o excesso de líquido no sangue e também ajuda a reduzir as medidas. Também favorecem a eliminação das toxinas pela urina fazendo com que o nosso corpo reaja melhor às dietas.

Os melhores suplementos alimentares diuréticos naturais para desinchar são:

Melancia

A melancia contém grande quantidade de água, e isso a torna um diurético natural, além de conter licopenos, antioxidantes que ajudam a prevenir danos dos radicais livres no corpo. Os seus aminoácidos ajudam a ressaltar a vascularização, permitindo melhor fluxo dos fluídos, drenando os líquidos retidos nos tecidos. A melancia também é alcalinizante, mineralizante e desintoxicante e promove a saúde do intestino que ajuda a eliminar as toxinas do corpo.

Cenoura

Esse vegetal tem alto teor de antioxidantes, minerais e vitaminas e é um dos diuréticos naturais mais recomendados. A cenoura acelera o metabolismo, ajuda a desinchar o corpo e combate problemas com a visão que está relacionada com a falta de lubrificação.

Uva

Contém grande quantidade de potássio e água e é um dos mais poderosos diuréticos naturais. Os seus níveis de sódio são baixos, sendo uma da frutas ideais para eliminar as toxinas do corpo por meio da urina.

Gostou do artigo sobre os suplementos alimentares diuréticos? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog!

Por Suplementos Forma

Suplementos Forma

O Blog Suplementos Forma é especializado em testar suplementos alimentares. Contamos com mais de 1.200 relatos de suplementos nacionais e importados. Confira as melhores dicas de uso e experiência das 55 melhores marcas nacionais e importadas.

256 posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.