Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Posted in:

Suplementos alimentares naturais: o que são?

Suplementos alimentares naturais: o que são?

Você sabe o que são suplementos alimentares naturais?

Suplementos alimentares são bastante difundidos e utilizados por diversos tipos de pessoas, porém os suplementos alimentares naturais possuem características e atuações bem especificas para compor a alimentação saudável.

Neste artigo vamos abordar sobre estes tipos de suplementos naturais, o que são, como atuam, a que tipo de pessoa são indicados e onde são encontrados.

Suplementos alimentares naturais: o que são?

O que são suplementos alimentares naturais?

Suplementos alimentares naturais são aqueles que estão presentes na alimentação diária ingerida por uma pessoa. Diversos alimentos possuem em sua composição, diversas vitaminas, sais minerais, proteínas, ácidos, etc. importantes e fundamentais ao funcionamento adequado do organismo. Tais suplementos podem ser encontrados em frutas, verduras, legumes, grãos, carnes e permitem repor as necessidades diárias do corpo.

Entretanto alguns fatores podem contribuir para que estes suplementos naturais deixem de ser aproveitados pelo organismo e isso pode ocorrer por falta de ingestão dos alimentos, ou consumo em quantidades insuficientes ou sem frequência. Isso pode ocorrer ainda por problemas de processamento pelo próprio corpo, no caso de alguma doença ou fragilidade existente.

Nestes casos é necessário recorrer a suplementos alimentares comercializados pela indústria, para a reposição destas substâncias necessárias ao indivíduo saudável e que podem possuir as características de multivitamínicos.

Vitaminas

As vitaminas são fundamentais para atuarem em diversos aspectos do organismo, fortalecendo-o e mantendo saudável. Como suplementos alimentares naturais as vitaminas são encontradas em diversos tipos de alimentos, como verduras, legumes, frutas e suprem as necessidades do organismo.

Vitamina C:

Aumenta a imunidade e pode ser encontrada em laranja, limão, etc.

Vitamina A:

Está presente na cenoura, a laranja permite atuar sobre os radicais livres bananas são ricas em fibras e potássio, beterraba rica em açúcar.

Vitamina D:

Está presente nos raios solares e absorvida pela pele após a exposição do corpo ao sol, sendo fundamental para o fortalecimento dos ossos, coração e imunidade a doenças.

Muitas vezes é necessário a recorrer a complexos vitamínicos para repor certas carências de vitaminas, porém uma alimentação adequada, normalmente supre todas a necessidades do organismo.

Suplementos alimentares naturais: o que são?

Proteína

Proteínas são excelentes para aumento de massa muscular e evitar lesões, principalmente em idosos ou pessoas com problemas ósseos. Suplementos alimentares naturais podem fornecer proteínas necessárias ao corpo, obtidos através de carnes e alimentos de origem animal e inclusive vegetal, como lentilhas, feijão, nozes, castanhas, chia, quinoa, etc.

Ter o hábito de ingerir carnes e peixes é importante para auxiliar a obtenção de proteína para o organismo. O peixe merece destaque especial por além de fornecer proteína possui gordura boa para o coração, porém devem ser escolhidos com cuidado, dando preferência ao linguado, salmão, atum, sardinha, pescadinha, por serem ricos em vitaminas como iodo, fósforo, cálcio, vitaminas A, E, B e D.

O peixe é um alimento muito nutritivo independentemente do tipo. “É rico em proteínas, iodo, fósforo, cálcio – possui quatro vezes mais este nutriente que os outros tipos de carne – vitaminas A, E, do complexo B e D”

Ômega 3

Os alimentos que possuem ômega 3 são excelentes suplementos alimentares naturais, pois representam a existência de ácidos graxos polinsaturados que suprem a carência do organismo.

Peixes de águas profundas e ovos e derivados de leite são ricos nesta vitamina tão importante para o organismo.

Queijos também são indicados para prover o organismo de ômega 3.

Suplementos alimentares naturais o que são....

Óleo de Cártamo

Entre os suplementos alimentares naturais, o óleo de cártamo atua sobre a saciedade e redução de peso. Isso ocorre por ter uma atuação em regular o hormônio gastrointestinal que atua estimulando a vontade de comer.

Rico em ômega 6 e 9, com atuação direto em funções cerebrais e sistemas cardiovasculares e nervoso central, tem alto índice de vitamina E, excelente antioxidante.

Reduz o mal colesterol e triglicerídeos e atua na prevenção do câncer de mama, assim como no controle da glicemia.

Quitosana

Considerado um dos excelentes suplementos alimentares naturais, é composto por fibras dietéticas de origem animal, originada da quitina, que é um polissacarídeo extraído de animais marinhos, como o siri e caranguejo.

Usado como emagrecedor ele inibe a absorção de gordura pelo intestino, atuando ainda como excelente na cicatrização da pele, controle de colesterol, etc.

Cafeína

Tem poder estimulante e aumento de energia, atuando no sistema nervoso central. Este suplemento natural atua sobre a maior disposição para a realização de atividades e reduz a sensação de cansaço.

Deve ser usada com moderação para não trazer problemas para o organismo.

Considerações finais

Vimos neste artigo que suplementos alimentares naturais são bastante importantes para a saúde das pessoas e podem ser supridos de forma normal pela adoção de uma alimentação correta.

No entanto podem ocorrer necessidades de reposição de suplementos adquiridos no mercado, junto a empresas sérias e comprometidas com a saúde das pessoas.

Adotar em conjunto com a alimentação saudável a prática de exercícios físicos rotineiros é de grande ajuda para auxiliar o organismo a potencializar os suplementos necessários a uma vida saudável.

Deixe seu comentário no post e contribua para sempre abordar assuntos relacionados a melhores condições de vida.

Por Suplementos Forma

Suplementos Forma

O Blog Suplementos Forma é especializado em testar suplementos alimentares. Contamos com mais de 1.200 relatos de suplementos nacionais e importados. Confira as melhores dicas de uso e experiência das 55 melhores marcas nacionais e importadas.

291 posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.