Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Posted in:

Suplementos alimentares: o que são?

Suplementos alimentares o que são-

As pessoas estão sempre buscando cuidar bem da saúde; seja para ganhar massa muscular ou para emagrecer, e além de uma boa alimentação e a prática de atividades físicas, a suplementação deve ser feita para ajudar a alcançar os seus objetivos.

Você sabe o que são os suplementos alimentares? Já chegou a consumir algum? Quais são os benefícios desse produto? Nesse artigo falaremos tudo sobre suplementos alimentares: o que são, os benefícios e sobre os suplementos alimentares naturais.

 

Suplementos alimentares o que são-

 

Suplementos alimentares: o que são?

Os suplementos alimentares são substâncias químicas que são elaboradas principalmente para complementar a alimentação. Eles podem ser compostos por todos os minerais e vitaminas que são conhecidos, como multivitamínicos, ou podem até mesmo possuir somente algumas substâncias, assim como ocorre no caso da Spirulina e da Creatina que são indicadas para quem pratica algum exercício físico.

Suplemento alimentar: para que serve?

A finalidade dos suplementos alimentares é de complementar o que uma alimentação não consegue fornecer. Geralmente é difícil consumir quantidades suficientes de alimentos com nutrientes proporcionais para adquirir níveis apropriados de sais minerais e vitaminas.

Os tipos de suplementos são: hipercalórico (auxilia no ganho de peso), termogênico (ajuda a emagrecer), protéico (auxilia no ganho da massa muscular), hormonal (ajuda a regular o sistema hormonal) e antioxidante (combate o envelhecimento).

Qualquer pessoa de qualquer faixa etária pode consumir suplementos, até mesmo os idosos que necessitam cuidar bem da saúde assim que entram na terceira idade. O suplemento alimentar para idosos, por exemplo, ajuda a evitar a perda de massa muscular, aumenta a imunidade, auxilia na manutenção da massa muscular e melhora a nutrição para os exercícios físicos.

O consumo de suplementos alimentares depende do seu objetivo e quem irá definir a dose e o tipo de suplemento é um profissional capacitado, como o nutricionista, que poderá lhe orientar, pois a automedicação pode prejudicar a sua saúde. O excesso de suplementos alimentares pode comprometer todo metabolismo e ainda pode acabar prejudicando os órgãos essenciais nessa função assim como o pâncreas, rins e fígado.

Suplemento alimentar natural

Há diversas opções de alimentos na natureza que podem substituir os suplementos alimentares e alguns desses alimentos são legumes, frutas e até mesmo alguns tipos de carnes que realizam a reposição natural com os nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo.

As frutas e os legumes, assim como a laranja que é rica em vitamina A – a laranja que ajuda a combater os radicais livres e a beterraba que possui açúcar -, carnes e peixes podem ser consumidas frequentemente sem exageros, ovos e derivados do leite. As fibras também podem ser consideradas como suplementos naturais adicionando-as na comida, em vitaminas e até mesmo em omeletes. Lembrando que a alimentação correta deve ser aliada aos exercícios físicos para alcançar os seus objetivos.

 

Suplementos alimentares o que são.

Suplementos alimentares: benefícios

Existem diversos tipos de suplementos alimentares com as suas mais diferenciadas fórmulas e com diversas tabelas nutricionais que atendem as suas principais metas, tanto de homens quanto de mulheres.

Os benefícios são diversos conforme a meta individual, assim como para quem deseja emagrecer ou para quem deseja ganhar massa muscular. Alguns benefícios dos suplementos alimentares são:

  • Proporcionar mais energia;
  • Aumentar a imunidade;
  • Fornecer nutrientes adequados de forma mais rápida;
  • Acelerar o metabolismo;
  • Acelerar a recuperação pós-treino;
  • Promover a reparação e manutenção dos tecidos e músculos.

Tipos de suplementos alimentares

Suplemento alimentar proteico

Esse tipo de produto serve para aumentar a massa muscular, porque conta com altos níveis de proteína na composição. Dessa maneira, ajuda o organismo a construir novas fibras musculares, ampliando o volume e deixando mais visíveis os músculos.

São os tradicionais suplementos alimentares à base de Whey Protein, ou veganos, ou ainda de carne bovina etc.

Suplementos alimentares termogênicos

Essas são opções do mercado que ajudam na queima de gordura. Isso é conseguido graças à formulação de cada um, que faz com que a temperatura corporal se eleve e, assim, o metabolismo basal tenha de trabalhar de maneira mais acelerada, de modo a promover o equilíbrio térmico.

É comum que esses suplementos alimentares levem cafeína, taurina e uma série de outros compostos, para gerar aceleração do ritmo cardíaco e do metabolismo.

Suplementos alimentares: o que são?

Suplemento alimentar hipercalórico

São produtos cujo objetivo é favorecer o ganho de peso corporal, sobretudo de massa magra. Para isso, são compostos por altas doses de proteína, além de carboidrato de rápida absorção. É recomendado para pessoas com dificuldade de ganho de peso, e/ou atletas que já tenham certo tempo de treino e tenham atingido alguma espécie de platô em seus desenvolvimentos físicos.

Saiba que esses são apenas alguns dos principais tipos. Ainda há os antioxidantes, os pré-hormonais e muitos outros que correspondem a diferentes funções e ganhos para o seu organismo. Por isso, suplementos alimentares é uma área absolutamente fascinante e cheia de especialistas que se ocupam em estudá-los e trazer mais e mais informações e inovações para nós. Trazer esse conteúdo até você será nossa missão daqui para a frente!

Gostou do artigo sobre o que são suplementos alimentares? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog!

Por Suplementos Forma

Suplementos Forma

O Blog Suplementos Forma é especializado em testar suplementos alimentares. Contamos com mais de 1.200 relatos de suplementos nacionais e importados. Confira as melhores dicas de uso e experiência das 55 melhores marcas nacionais e importadas.

256 posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.