Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Posted in:

Suplementos alimentares: para que servem?

Suplementos alimentares: para que servem?

Em busca por um corpo perfeito, as mulheres e até mesmo os homens procuram investir em suplementos alimentares, seja para emagrecer ou ganhar massa muscular. Você sabe para que serve os suplementos alimentares? Já ouviu falar sobre eles? Nesse artigo falaremos tudo sobre suplementos alimentares para que servem e quais são os tipos que existem no mercado.

Suplementos alimentares: para que servem?

 

Suplementos: o que são?

Quem nunca ouviu que o suplemento alimentar pode fazer mal, engordar ou é coisa de quem vai à academia? Os suplementos alimentares são confundidos muitas vezes com os anabolizantes, mas eles são diferentes um do outro.

Os anabolizantes são medicamentos que devem ser utilizados somente com receita e em casos específicos e interferem na formação muscular, por isso é muito importante você conhecer mais para o que servem os suplementos alimentares.

Para que servem suplementos alimentares

Os suplementos alimentares são produtos destinados para complementar a dieta e são utilizados por quem pratica atividades físicas. Eles também são utilizados para a prática de musculação, auxiliando na melhora do desempenho, diminuindo o tempo de recuperação muscular, fornecendo nutrientes essenciais assim como as fibras, vitaminas, ácidos graxos, minerais ou aminoácidos.

Vale lembrar que os suplementos não substituem uma dieta, eles somente participam como coadjuvantes para complementar as necessidades nutricionais de atletas que na maioria das vezes não conseguem suprir as exigências diárias de nutrientes. Sendo assim, não podem substituir refeições e não servem como uma dieta exclusiva.

Deve-se consumir os suplementos alimentares com a indicação de um médico ou nutricionista, e nunca consumir por conta própria, pois eles podem causar problemas, como prejudicar a função do fígado, renal e pâncreas, além disso tudo podem causar câncer e doenças que podem comprometer o seu metabolismo.

Esses problemas também podem surgir com o excesso, por isso que é importante a orientação de um profissional que indicará a quantidade de dose e qual o tipo de suplemento alimentar ideal para alcançar o seu objetivo. Nesse sentido, saber para que servem é essencial para atingir os objetivos esperados.

Tipos de suplementos alimentares

Há diversos tipos de suplementos alimentares e os mais conhecidos e procurados por pessoas que praticam atividades físicas são:

Suplementos alimentares: para que servem?

 

Creatina: aminoácido que oferece energia durante as atividades físicas intensas de curta duração, auxiliando no ganho de massa muscular. Esse tipo de suplemento deve ser consumido após o treino, pois ajuda a diminuir a fadiga muscular e os danos causados aos músculos pelas atividades;

BCAA: abreviação de Branch Chain Amino Acids (aminoácidos de cadeia ramificada) possui em sua composição três aminoácidos essenciais que não são elaborados pelo organismo e eles são: leucina, valina e isoleucina. O BCAA ajuda a evitar o catabolismo muscular e auxilia no processo de hipertrofia. O BCAA não auxilia no emagrecimento por não ser termogênico, mas também não faz ganhar peso. Ele pode ser consumido tanto no pré quanto no pós-treino;

Whey Protein: proteína do soro de leite que possui alto valor protéico e aumenta o ganho de massa muscular e pode ser consumido após o treino, pois ajuda na recuperação muscular;

Maltrodextrina: é um polissacarídeo, uma grande fonte de energia e o objetivo desse suplemento é fornecer ou repor glicose. Ele restaura a alta necessidade de energia para complementar as atividades. A maltrodextrina não auxilia na definição ou emagrecimento e seu uso é indicado no pré-treino ou até mesmo no pós-treino.

Os suplementos alimentares podem ser classificados também por:

  • hipercalórico (para ganhar peso);
  • termogênico (para perder peso);
  • protéico (para ganhar massa muscular);
  • antioxidante (antienvelhecimento);
  • hormonal (regula o sistema hormonal).

Suplementos alimentares: benefícios

Suplementos alimentares: para que servem?

Os suplementos para emagrecer ajudam a aumentar o metabolismo e auxiliam a eliminar a gordura do corpo assim como a cafeína, ômega 3 e L-carnitina e devem ser aliados a uma atividade física.

Já para ganhar massa muscular, os suplementos ajudam a construir músculos assim como o Whey Protein ou hipercalóricos. Ainda existem suplementos alimentares destinados aos idosos que auxiliam o sistema imunológico.  Para que servem? Ajudam, sobretudo a combater os radicais livres.

Suplemento alimentar natural

Além desses suplementos alimentares também existem os suplementos naturais que são encontrados em alimentos. Isso mesmo, estão disponíveis na natureza. Tais como:

  • Aminoácidos;
  • Sais minerais;
  • Fibras;
  • Vitaminas do complexo B;
  • Vitamina C;
  • Entre muitos outros.

Como você pode ver os suplementos naturais não é tudo aquilo que pode ser adquirido em lojas, mas também é o que se consegue consumir sendo fornecido pela natureza.

Mas para que servem esses suplementos alimentares? Eles têm a finalidade de complementar nossas necessidades nutricionais mais essenciais. Portanto, uma alimentação balanceada é o seu principal foco de suplementação. Pense nisso e coloque em prática em seu dia a dia para melhores resultados, tanto de saúde quanto de boa forma.

Gostou do artigo sobre para que servem os suplementos alimentares? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog. Sempre o melhor do universo de suplementos alimentares e boa forma para você!

 

Por Suplementos Forma

Suplementos Forma

O Blog Suplementos Forma é especializado em testar suplementos alimentares. Contamos com mais de 1.200 relatos de suplementos nacionais e importados. Confira as melhores dicas de uso e experiência das 55 melhores marcas nacionais e importadas.

235 posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.