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5 exercícios físicos que você pode fazer no conforto da sua própria casa

Com esse cenário de pandemia que estamos vivendo, é fundamental encontrar maneiras de melhorar a imunidade e se manter saudável. Entretanto, muita gente acha que ficar em casa é sinônimo de ficar parado e esse, definitivamente, não é o caso!

O sedentarismo é considerado a doença do século e não é à toa, né? Embora pareça um problema simples, ele vai muito além disso e pode trazer riscos para a saúde. Então, se a ideia é fortalecer o sistema imunológico, ser sedentário não é uma opção.

Por isso, neste post mostramos que dá para fazer exercícios físicos em casa e garantir uma vida mais saudável. Nesse momento tão difícil que estamos vivenciando, essa é uma solução que vai ajudar, até mesmo, a saúde mental. Acompanhe e confira 5 atividades físicas para fazer no conforto do seu lar!

1. Agachamento

Um dos exercícios clássicos e recomendado para a maioria das pessoas, o agachamento é bastante completo e, por esse motivo, ele não pode faltar nos seus treinos em casa. Isso porque ele trabalha vários grupos musculares, sendo excelente para tonificar o corpo. Saiba como fazer, a seguir:

  • com a coluna reta e os braços estendidos para a frente, dobre os joelhos;
  • o agachamento é um movimento que a gente faz com frequência, para sentar numa cadeira, por exemplo;
  • portanto, com a postura ereta e os braços esticados, faça a ação de sentar na cadeira;
  • mantenha os pés alinhados e as pernas retas;
  • o agachamento ativa vários músculos e um deles é o abdominal, assim, na hora de agachar, contraia o abdômen;
  • faça os movimentos devagar;
  • experimente fazer 3 séries de 10 repetições e aumente quando se sentir preparado.

Além desse, que é o agachamento simples, existem outras variações que também dá para reproduzir em casa:

  • isométrico (na parede);
  • com deslocamento lateral;
  • búlgaro;
  • afundo;
  • com bola etc.

2. Abdominal

Outra atividade indicada e que é possível fazer em absolutamente qualquer lugar é o abdominal. Ele é excelente para fortalecer a musculatura dessa região, além de beneficiar a postura. Portanto, quando pensar em fazer exercícios físicos em casa, lembre-se dele! Saiba como fazer:

  • deite com a barriga para cima e os joelhos flexionados;
  • em seguida, cruze os braços em X, como se estivesse abraçando a si mesmo;
  • então, comece os movimentos, levando o tronco em direção aos joelhos;
  • tente fazer os abdominais devagar, para não prejudicar a sua coluna;
  • experimente 3 séries de 10 repetições e vá aumentando com a prática.

3. Prancha

Um exercício que parece durar uma eternidade para acabar, mas que faz muito bem, é a prancha. Isso porque ela fortalece os músculos, aumenta a imunidade e é ótima para a lombar, o que também melhora a postura. Então, não deixe essa atividade de fora dos seus exercícios físicos em casa! Saiba como fazer:

  • apoie os antebraços no chão;
  • permaneça com as pernas, o quadril e o tronco levantados;
  • contraia o abdômen para estabilizar o corpo;
  • não levante muito os glúteos, isso vai afetar a postura e machucar a lombar;
  • o corpo precisa estar reto, enquanto apoiado nos antebraços;
  • permaneça assim por cerca de 30 segundos;
  • repita o processo, pelo menos, 3 vezes.

4. Flexões de braço

Também conhecidas como marinheiros, as flexões de braço são bem simples e dá para executar em qualquer ambiente. Aliás, você pode, até mesmo, usar o sofá como apoio, por exemplo. As flexões trabalham o peitoral, tríceps, ombros, lombar, abdômen etc. Ou seja, precisam estar incluídas no treino, né? Saiba como fazer:

  • com as mãos apoiadas no chão, levante o corpo;
  • as mãos precisam estar alinhadas ao peito;
  • em seguida, desça até que o peitoral encoste no chão, dobrando os cotovelos no processo;
  • caso prefira usar o sofá como apoio, faça o mesmo movimento, mas com as mãos apoiadas no assento.

5. Subir escadas

Se você morar em um lugar que tem escadas, essa é uma maneira de se manter saudável sem precisar sair na rua. Subir escadas é bom para as articulações, ajuda no emagrecimento, aumenta a resistência etc. Logo, é uma atividade interessante para incluir no treino. Só tome cuidado com os joelhos na descida, porque eles forçam mais.

Enfim, agora você não tem mais desculpa! O que não faltam são opções para fazer exercícios físicos em casa, né? Comece a colocá-los em prática e veja como a sua vida vai se transformar. A sua saúde física e mental agradecerão!

Gostou deste conteúdo? Quais desses exercícios você costuma fazer aí na sua casa? Deixe um comentário!

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Por Suplementos Forma

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