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5 formas de estimular a recuperação muscular

Para alcançar bons resultados com a prática de atividades físicas, apenas se manter em movimento não é suficiente. Isso porque, mesmo que você treine com intensidade, o seu corpo vai precisar de descanso.

Essa pausa é fundamental para que os exercícios tenham efeito. Afinal, eles desgastam e provocam microlesões nos músculos. Ou seja, se você quiser ter condicionamento para fazer atividades em outros dias e garantir o crescimento muscular, tem que ficar de repouso.

Vamos tomar como exemplo os treinos na academia: você já viu alguém fazendo sempre os mesmos exercícios? Certamente, não! Ninguém treina braço todos os dias. As atividades costumam trabalhar músculos diferentes no decorrer dos dias, justamente para que as outras partes se recuperem.

Pensando nisso, trouxemos neste post 5 formas de estimular a recuperação muscular e ajudar você a alcançar resultados satisfatórios. Confere só!

1. Por meio da alimentação

Para repor as energias, você precisa se alimentar bem. Isso vai ajudar tanto nessa reposição, quanto na recuperação muscular. Aliás, neste caso, a ingestão de proteínas é fundamental.

Elas fazem parte dos nutrientes essenciais para o aumento e regeneração dos músculos. Além delas, os carboidratos também são importantes, pois colaboram na renovação das energias.

Separamos uma lista de alimentos que vão estimular a recuperação muscular, veja:

  • ovos;
  • espinafre;
  • brócolis;
  • café;
  • amendoim;
  • castanhas;
  • linhaça;
  • água.

2. Com massagens

É fato que a massagem alivia as dores musculares. Mas ela também é importante na recuperação dos músculos, sabia? É que depois de uma atividade física intensa, os grupos musculares ficam tensos, devido às microlesões causadas durante a prática.

Então, a massagem surge como uma maneira de aliviar as dores e liberar essa tensão muscular. Você pode fazer a comum (aquela realizada em casa mesmo) ou a esportiva (feita por um profissional).

Aliás, existe ainda a liberação miofascial, que usa rolos de espumas ou bastões, por exemplo, para massagear o corpo e soltar os pontos de tensão provocados pelos exercícios.

3. Com o uso da crioterapia

Você já reparou como os jogadores de futebol se recuperam dos jogos? Eles entram em uma banheira ou piscina com bastante gelo e lá permanecem por alguns minutos. Isso é a crioterapia!

Nessa técnica, você precisa mergulhar no gelo as partes do corpo que precisam da recuperação muscular. Além disso, ela precisa ser colocada em prática logo depois dos exercícios físicos.

Isso porque o frio é analgésico, diminuindo as dores musculares e estimulando a recuperação. Contudo, é um método que precisa de acompanhamento profissional, pois existem riscos como choque térmico, arritmias cardíacas, necrose etc.

4. Realizando alongamentos

Fazer alongamento depois dos exercícios físicos é tão importante quanto fazê-lo previamente. É que se alongando antes dos treinos, você está preparando o corpo para receber os exercícios.

Enquanto isso, quando você se alonga depois da atividade física, está soltando os pontos de tensão nos músculos e estimulando para que a recuperação aconteça mais rápido.

5. Tendo boas noites de sono

Nada melhor para estimular a recuperação muscular do que dormir bem, né? Durante o sono, nosso organismo produz hormônios fundamentais para a recuperação e construção muscular.

Então, se você quer ganhar massa muscular, saiba que é enquanto dorme que os músculos crescem! Nesse sentido, é importante ter boas noites de sono, para descansar não apenas o corpo, mas a mente também.

Viu como estimular a recuperação muscular não é tão difícil? Ainda que massagem, crioterapia e alongamentos ajudem nesse processo, é se alimentar corretamente, dormir bem e descansar — corpo e mente — que faz toda a diferença.

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Por Suplementos Forma

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