Posted in:

6 motivos saudáveis para você aprender a dançar

Se você está procurando uma nova modalidade de atividades físicas, saiba que a dança pode ser uma excelente alternativa! Isso porque ela movimenta o corpo, promove a queima de calorias, melhora a autoestima, possibilita o bem-estar e tantos outros benefícios.

Além disso, em um país como o Brasil, cuja cultura é tão diversificada, a arte da dança é, igualmente, variada. Ou seja, você não precisa se restringir a apenas um único tipo. Então, se não gosta de balé, por exemplo, tem a opção da dança contemporânea. E por aí vai! O que não faltam são opções.

Caso ainda não esteja convencido sobre as razões pelas quais você deveria inserir a dança na sua vida, continue a leitura! A seguir, mostramos 6 motivos saudáveis para você aprender a dançar. Depois deste post, você vai querer fazer aulas rapidinho. Confira!

1. Auxilia no emagrecimento

Bem como qualquer atividade física, a dança promove a queima de calorias, auxiliando no emagrecimento. Entretanto, ela se destaca das outras, consideravelmente, uma vez que é um exercício bem mais animado.

Nada melhor do que emagrecer enquanto se diverte, não é mesmo? Esse é, com certeza, um dos melhores motivos saudáveis para você aprender a dançar. Portanto, quando pensar em perder calorias de uma maneira mais espirituosa, pode apostar nas aulas de dança!

2. Melhora a postura

Dificilmente, você vai encontrar um dançarino com má postura. É que uma das principais condições dessa atividade é, justamente, conseguir manter a coluna em uma posição ereta. Assim, não apenas a dança flui melhor, como também a postura é beneficiada.

Isso se dá porque, com a prática regular, toda a região da lombar é aperfeiçoada, fazendo com que o praticante desenvolva consciência postural. Então, se você é aquela pessoa que sofre com dores nas costas devido à má postura, dançar com frequência pode melhorar essa questão.

3. Combate a depressão

Quando praticamos exercícios físicos, o nosso organismo libera endorfina e serotonina, hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar e felicidade. Logo, apenas o fato de estar movimentando o corpo com uma atividade, já é interessante.

Contudo, movimentar o corpo enquanto se diverte é, certamente, mais prazeroso. Em vista disso, a dança é excelente no que diz respeito ao combate à depressão, porque distrai a mente, além de garantir a autoestima.

Assim sendo, quando estiver estressado, ansioso ou se sentindo para baixo, dance! Dizem por aí que “quem canta, os males espanta”, mas, seguramente, quem dança também tem esse privilégio.

4. Tonifica os músculos

Dançar é uma ação que trabalha vários grupos musculares. É claro que existem outras atividades que seguem o mesmo caminho, mas nenhuma delas é tão prazerosa. Imagina só, tonificar os músculos enquanto dança uma música que você gosta?

Portanto, independentemente do tipo de dança — seja ela balé, contemporânea, tango, valsa, zumba, dança de salão, sapateado ou forró —, a certeza de que os seus músculos serão fortalecidos é garantida.

5. Exercita a memória

Sabia que um dos motivos saudáveis para você aprender a dançar, é o fato de que essa atividade exercita a sua memória? É isso mesmo! Afinal, para que a gente consiga aprender a coreografia das danças, é preciso ter atenção para assimilar os passos e guardá-los na mente.

Ou seja, essa atividade treina o corpo de dentro para fora. Veja: enquanto aprendemos a coreografia de alguma música, o nosso cérebro estimula a região responsável pela memória, favorecendo, até mesmo, o sistema nervoso.

Então, com a prática e os passos gravados na mente, vem a segurança para dançar melhor. Isso faz com que a gente acerte a coreografia, mantendo a postura e certificando que todos os músculos sejam trabalhados.

6. Reduz o colesterol

O colesterol é um tipo de gordura produzida dentro do nosso organismo e é importante para o bom funcionamento do corpo. Ele é dividido em duas categorias: HDL (bom) e LDL (ruim). Este segundo, precisa ser controlado para evitar que aconteçam problemas de saúde.

Assim, uma das principais recomendações para reduzir o colesterol ruim, é a prática de atividades físicas regulares. Qualquer exercício é válido, mas a dança tem como principal característica o fato de ser mais agradável, o que torna tudo mais interessante.

O que não faltam são motivos saudáveis para você aprender a dançar. Essa atividade é tão divertida e prazerosa de ser realizada, que nem mesmo existem restrições de idade. Então, basta escolher o tipo que mais combina com a sua personalidade e pronto!

Gostou deste conteúdo? Quais desses benefícios da dança você ainda não conhecia? Deixe o seu comentário!

Compartilhe nas redes sociais!

Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Por Suplementos Forma

Suplementos Forma

O Blog Suplementos Forma é especializado em testar suplementos alimentares. Contamos com mais de 1.200 relatos de suplementos nacionais e importados. Confira as melhores dicas de uso e experiência das 55 melhores marcas nacionais e importadas.

64 posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.