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A importância da hidratação antes, durante e após a musculação

A falta de água no organismo pode prejudicar a efetividade dos exercícios físicos

Beber água diariamente é uma condição que deve ser feita por qualquer ser humano. É uma necessidade básica, que afeta diretamente a saúde. Ao realizar os treinos de musculação, ou qualquer outra atividade física, o corpo perde bastante água através do suor e da urina, sendo necessário repor a porção extraída, seja antes, durante ou depois dos exercícios.

Assim como uma alimentação equilibrada, o corpo também precisa estar hidratado para receber e perdurar o desempenho nas atividades de musculação.

Veja abaixo a importância da hidratação no ganho de massa muscular.

Como se hidratar adequadamente para os treinos?

A quantidade de líquido que precisa ser ingerida varia de acordo com a intensidade do treino, mas o recomendado é que seja consumido em média 500ml nas duas horas que antecedem o exercício. Já durante, o ideal é beber logo ao começar as atividades e com intervalos contínuos, mantendo-se hidratado o suficiente para recompor os líquidos pedidos.

Consequências da desidratação

O suor extraído nos exercícios pode levar à desidratação se não houver o cuidado em repor o líquido, sobretudo se a atividade estiver sendo realizada em ambientes mais quentes. Além de trazer riscos à saúde, pode afetar o desempenho na academia.

Outra questão é que a desidratação, ainda que em intensidade leve, é capaz de aumentar a frequência cardíaca. Por isso, nesses casos, os batimentos cardíacos recebem um aumento desproporcional durante os treinos, limitando a transferência de calor dos músculos contraídos para a superfície da pele. Desse modo, manter-se hidratado pode prevenir complicações cardíacas e térmicas nos exercícios.

O déficit de água no corpo também traz outras consequências graves como tonturas, espasmos musculares e problemas de concentração.

Alguns outros sintomas da desidratação são:

  • Boca seca;
  • Cansaço;
  • Tonturas;
  • Desmaio;
  • Urinar e suar menos;
  • Queda de pressão.

Beber água auxilia no crescimento muscular

No processo de ganho dos músculos se alimentar bem, especialmente com proteínas e calorias, é fundamental. Mas a alimentação balanceada deve andar juntamente com a hidratação. Manter a quantidade adequada de água no organismo ajuda a queimar gordura por deixar o metabolismo acelerado por mais tempo, além de melhorar o funcionamento do intestino.

O crescimento dos músculos também está relacionado a resistência nos treinos. A mínima porcentagem de água perdida no organismo já consegue afetar o desempenho físico e diminuir a força nos músculos.

Hidratar-se é essencial para a nutrição

Quando o sangue está mais denso, devido à deficiência de água, o transporte correto dos nutrientes para as células é afetado. Por isso, a importância de estar bem hidratado para que os nutrientes recebidos na alimentação façam os efeitos desejados e não afete os exercícios.

Além disso, algumas vitaminas como a de complexo B e C, precisam da água para que sejam absorvidas no organismo.

Dicas adicionais

O cuidado com a hidratação do próprio corpo não deve ser apenas no período de exercícios, mas também no dia a dia. Não adianta nada beber bastante água nos treinos e esquecer de fazer isso durante o restante do dia. Confira abaixo algumas dicas:

  • Ao notar que não ingeriu água o suficiente, não espere sentir sede para se hidratar. Às vezes, até mesmo quando seu corpo precisa de líquidos, nem sempre você sentirá tanta sede. Por isso é importante estabelecer horários e dividir a quantidade que irá beber durante o dia;
  • Sempre beba água, ela nunca deve ser dispensada da sua dieta. Mas também você pode optar por água de coco e sucos de frutas. Além de hidratar, eles são grandes fontes de vitaminas;
  • Acrescente na sua alimentação comidas que contém muita água na sua composição, principalmente as frutas e legumes, como melancia, abacaxi, melão, pepino, tomate etc.
  • Bebidas alcoólicas e cafeína podem desidratar quando tomadas em excesso, por isso tome bastante cuidado;
  • Beba ao menos 2 litros de água diariamente;

A mudança de hábitos exigida para quem pratica exercícios, incluindo a musculação, não está apenas no condicionamento físico, mas também nos cuidados que se deve ter com o próprio organismo. Torne a hidratação um hábito, em prol dos seus objetivos e da sua saúde.

E o seu corpo, ele anda bem hidratado? Se gostou das dicas, compartilhe com seus amigos de treinos, incentivando a prática diária de beber bastante água.

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Por Suplementos Forma

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