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Como adaptar treino ao seu biotipo físico?

A prática de exercícios físicos deve ser adotada por qualquer pessoa para resultar em benefícios para a saúde física e mental.

Mas, é importante conhecer os diversos biotipos físicos para que os exercícios sejam feitos adequadamente e possam trazer os benefícios esperados, com total segurança e dentro de prazos corretos.

Neste artigo, vamos entender como adaptar treino ao seu biotipo físico para que sua prática de exercícios apresente os melhores resultados.

Os biotipos físicos

Ao se identificar cada biotipo corretamente, é possível adaptar treino ao seu biotipo físico e assim, conseguir os resultados mais adequados.

O que caracteriza o biotipo de uma pessoa é sua genética e metabolismo que atuam de maneira diversa a cada característica pessoal.

É comum o corpo apresentar características de dois tipos simultaneamente, prevalecendo um deles, dependendo de fatores específicos, por isso a importância de recorrer a um profissional da área de educação física para identificar corretamente o seu biotipo.

Entretanto, determinadas características apontam mais claramente o biotipo a ser considerado. E isso auxilia a se ter como adaptar treino ao seu biotipo físico, a saber:

Ectomorfo

Características: magro, quadris e ombros estreitos, braços e pernas bem finas e com pouca gordura corporal.

Caracteriza-se pela pessoa que tem dificuldades para engordar.

Para haver ganho de massa muscular, deve-se submeter a um treinamento físico adaptado a seu tipo específico para, dessa maneira, conseguir sucesso evidente.

Mesomorfo

Sob esse rótulo, temos aquelas pessoas consideradas mais fortes e que conquistam massa muscular com mais facilidade. Por isso mesmo, são bastante indicadas para o fisiculturismo.

Têm pernas fortes, ombros largos, cintura mais fina e pouca gordura corporal.

Têm de praticar treinos específicos e seguir uma alimentação adequada para se manterem em forma.

Endomorfo

Têm facilidade em reter gordura principalmente nos membros, braços e pernas.

Têm mais dificuldade para ganhar massa muscular. Por isso mesmo devem seguir treinos específicos e alimentação saudável, com mais rigidez.

Tipos de treinamento

Para conseguir entender como adaptar treino ao seu biotipo físico, é fundamental estabelecer os tipos de exercícios mais indicados a cada biotipo, conforme indicados a seguir:

Ectomorfos

  • Use pesos mais pesados e vá aumentando paulatinamente;
  • Estabeleça partes do corpo a ser mais treinadas por dia;
  • Trabalhe em repetições;
  • Privilegie exercícios em bicicletas e caminhadas em ritmo mais intenso;
  • Intercale os exercícios com pausas entre eles; e
  • Invista em alimentação que priorize o ganho de massa magra.

Mesomorfos:

  • Utilize pesos leves, moderados ou pesados, de acordo com sua evolução física;
  • Faça agachamentos, remadas, supino etc.;
  • Exercite as pernas;
  • Misture treinos de baixa e alta intensidade; e
  • Siga uma dieta balanceada com diversos grupos de alimentos e calorias.

Endomorfos

  • Use peso moderado;
  • Fortaleça as partes superiores e inferiores do corpo com repetições específicas;
  • Trabalhe os grupos musculares de forma isolada;
  • Priorize exercícios de baixo impacto, como natação e bicicleta;
  • Estabeleça uma dieta que reponha as calorias que necessita de maneira a não ingerir em demasia; e
  • Reduza ao máximo o consumo de carboidratos.

Conclusão sobre como adaptar treino a seu biotipo físico

Neste artigo, vimos que identificar o biotipo correto é a maneira mais adequada para ter adaptar seu treino e assim, conseguir resultados melhores.

Mas, lembrando, que o ideal é ter sempre acompanhamento e orientação de um profissional que possa orientar suas séries, para não causar nenhum tipo de dano à sua saúde.

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Por Suplementos Forma

Suplementos Forma

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