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Como evitar lesões durante os exercícios? Veja 8 dicas para colocar em prática e se cuidar

Sofrer com lesões durante a prática de atividades físicas é uma situação chata e difícil, principalmente, para as pessoas que fazem exercícios assiduamente. Afinal, quando isso acontece, é necessário dar um tempo dos treinos para cuidar da saúde.

Sendo assim, é fundamental conhecer maneiras de desempenhar as atividades de forma segura, para garantir que você não se machuque e que alcance os resultados que deseja. Pensando nisso, neste post reunimos 8 dicas para colocar em prática, a fim de evitar lesões durante os exercícios físicos. Veja a seguir!

1. Conheça seus limites

Não adianta querer fazer milhares de exercícios em um curto período de tempo. Além de ser impossível, você só vai se arriscar e ficar exausto desnecessariamente, já que os efeitos também não vão aparecer.

O caminho para atingir sua meta com os treinos é outro! Portanto, é importante que você conheça os seus limites, entenda os tipos de esforços que o seu corpo aguenta, sem exageros e sempre descansando de uma atividade para outra.

A partir do momento em que você ultrapassa essa linha e se excede nos treinos, termina prejudicando a si mesmo, uma vez que podem ocorrer lesões, quedas de pressão e, até mesmo, problemas mais sérios nas articulações.

2. Use acessórios adequados

Sempre use roupas confortáveis para as atividades que está praticando, porque se elas incomodarem de qualquer maneira, pode atrapalhar, inclusive, o seu foco, e colaborar para eventuais lesões.

Além disso, é imprescindível utilizar calçados confortáveis, de acordo com os exercícios físicos que você faz. Por exemplo, para as corridas, o tênis ideal é aquele que tem amortecimento.

3. Faça alongamentos

Antes e após a prática de atividades físicas, o alongamento é fundamental. Isso porque, no pré-treino, ele aquece o corpo, preparando os músculos e articulações para o exercício que virá, enquanto no pós-treino, ele alivia as tensões musculares e evita estiramentos e distensões.

Assim, não deixe de fazer o alongamento! Ele é um dos itens indispensáveis para evitar lesões durante os exercícios. Dessa maneira, é interessante se alongar por alguns minutos e permanecer na posição por, pelo menos, 30 segundos.

4. Diversifique os exercícios

Quando você faz um exercício, está trabalhando determinado grupo muscular. Nesse sentido, é preciso diversificar as atividades, para trabalhar músculos diferentes e permitir que eles descansem.

Essa ação vai evitar a sobrecarga dos grupos musculares, bem como as lesões. Logo, varie os exercícios — em um dia trabalhe os glúteos, em outro os quadríceps, e assim sucessivamente.

5. Sempre descanse

Quando fazemos um exercício, estamos depositando esforço sobre os músculos. Sendo assim, eles sofrem lesões minúsculas que precisam se recuperar para crescer, colaborando com a hipertrofia, além de evitar danos ao corpo.

Essa recuperação muscular se dá por meio do descanso. Por isso, relaxe! Os músculos costumam crescer e restaurar durante o período de repouso, e não há intervalo de folga maior que o momento em que estamos dormindo, né? Portanto, durma bem!

6. Avance gradativamente no treino

Não tente começar com exercícios intensos e a carga alta! O corpo precisa se acostumar com as atividades. Além disso, se você inicia a rotina de treinos com um volume elevado, não vai aguentar muito e o risco de lesões será maior.

Então, comece com um treino simples, desempenhando atividades de pouca intensidade e, depois de um tempo, quando perceber que o seu corpo pegou o ritmo, avance um pouco e assim em diante.

7. Receba orientação profissional

É imprescindível receber orientação de um educador físico na hora de fazer os exercícios. Isso porque o profissional é quem vai fazer um treino, baseado na avaliação individual que ele fez de você e de acordo com os seus objetivos.

Ainda, ele vai colaborar para que as atividades sejam realizadas adequadamente, com a postura correta e o movimento adequado, evitando a ocorrência de lesões.

8. Se hidrate

Todo mundo sabe o quão importante é beber água, mas não custa lembrar. O líquido mantém o organismo hidratado, ajuda a conservar os nutrientes, bem como a repô-los, já que durante a prática de atividades perdemos substâncias no suor. Tudo isso faz com que o corpo esteja preparado para evitar possíveis lesões.

Pronto! Agora que você sabe como evitar lesões durante os exercícios, basta colocar essas dicas em prática! Dessa maneira, é possível alcançar os resultados que sempre quis, sem precisar dar uma pausa nos treinos para cuidar da saúde porque se machucou.

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Por Suplementos Forma

Suplementos Forma

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