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Confira 6 dicas para recuperar a musculatura adequadamente

Quem é adepto da prática de atividades físicas precisa entender a importância da recuperação muscular. Não apenas para alcançar os resultados desejados, o descanso é fundamental, também, para minimizar dores e desconfortos, além de evitar a fadiga.

Isso porque os exercícios costumam provocar microlesões nas fibras musculares. Sendo assim, para que elas se revigorem, o repouso é necessário. Entretanto, esse relaxamento não significa apenas chegar em casa, tomar um banho e descansar.

Na verdade, a recuperação é um processo que deve ser contínuo, pois envolve suas ações cotidianas. Desde o antes, durante e depois das atividades, os cuidados precisam ser regulares.

Pensando nisso, neste artigo apresentamos 6 dicas para que você entenda como restaurar os músculos da maneira correta, a fim de conseguir resultados e evitar lesões. Confira!

1. Se alongue antes dos exercícios

Fazer um alongamento antes de começar as atividades físicas é essencial. Isso porque a ação vai aquecer o corpo e deixar os músculos prontos para o esforço dos exercícios que você vai fazer.

Sendo assim, o alongamento contribui para minimizar dores, evitar distensões musculares, prevenir lesões e, ainda, agilizar o processo de recuperação. E os benefícios não param por aí: quando você se alonga, também ajuda no aperfeiçoamento dos seus movimentos, melhorando a performance do treino.

2. Tenha uma alimentação balanceada

Sabemos que dispor de uma dieta equilibrada é necessário para o bom funcionamento do nosso organismo. Afinal, é dessa maneira que conseguimos repor os nutrientes importantes para o corpo.

Contudo, uma vez que a pessoa é praticante de atividades físicas ou atleta, essa alimentação tem uma importância maior. Vejamos: quando fazemos esforço, produzimos suor e, por meio dele, perdemos alguns nutrientes. Então, é preciso ter uma dieta balanceada para repor essas substâncias.

Além disso, são as comidas que você consome que vão ajudá-lo na recuperação muscular. Portanto, coma alimentos ricos em carboidratos e proteínas, antes ou depois dos exercícios. Eles são responsáveis por garantir energia, contribuir com o anabolismo, bem como restaurar os músculos.

3. Trabalhe diferentes grupos musculares

Durante a prática dos exercícios físicos, o esforço provoca pequenas lesões nos músculos. Logo, se você trabalha os mesmos grupos musculares regularmente, está impedindo a regeneração da musculatura.

Então, como restaurar os músculos? Basicamente, dando descanso a eles! Aliás, essa folga tem vários outros benefícios:

  • acelera a recuperação muscular;
  • previne lesões;
  • colabora com a hipertrofia;
  • evita a fadiga.

Portanto, trabalhe grupos musculares diferentes! Intercale os exercícios, séries e repetições, dando o repouso necessário aos músculos de, pelo menos, 24h. Todavia, dependendo dos seus objetivos, o período pode ser prolongado.

4. Durma bem

Ter uma boa noite de sono influencia bastante na recuperação da musculatura, já que esse é um momento de repouso também. Além disso, durante o período em que dormimos, nosso organismo libera substâncias capazes de colaborar com a regeneração dos músculos e prevenir o catabolismo.

E mais: dormir bem faz com que você acorde bem-humorado, disposto para enfrentar o dia e, principalmente, descansado. Em contrapartida, a falta de sono é negativa em vários aspectos, uma vez que faz mal para o organismo, desmotiva e, ainda, não ajuda em nada com a sua hipertrofia.

5. Beba água

Sabia que uma desidratação leve já pode ser prejudicial para os seus músculos? Isso acontece porque a falta de água dificulta a absorção dos nutrientes pelo organismo, a hipertrofia e reduz a força muscular, o que amplia os riscos de ocorrer alguma lesão.

Por isso, mantenha-se sempre hidratado, com uma garrafinha ao lado durante os exercícios, para garantir o consumo em quantidades adequadas — 2 a 3 litros diariamente.

6. Treine com supervisão

É muito importante treinar sob orientação e supervisão de um profissional de educação física. Ele é quem vai montar o seu treino, seguindo suas necessidades e metas, e supervisionar os seus movimentos, para ter certeza que você está realizando a atividade corretamente, a fim de não se lesionar no futuro.

Enfim, percebeu como restaurar os músculos vai além de apenas descansar o corpo? São atitudes que você deve praticar cotidianamente, independentemente do seu objetivo com esses exercícios.

Você também pode investir em massagens. Elas ativam a circulação sanguínea, proporcionando um relaxamento muscular que, consequentemente, reduz os desconfortos e colabora com a recuperação.

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Por Suplementos Forma

Suplementos Forma

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