Posted in:

Dietas da moda: entenda o que são e por que podem ser prejudiciais para a saúde

Alguns métodos se tornaram famosos por oferecerem perda rápida de peso, mas eles são realmente saudáveis?

Na esperança de perder peso rapidamente, muitas pessoas acabam aderindo alguns métodos prejudicais para saúde na rotina alimentar. As dietas da moda são muito populares atualmente e prometem resultados quase imediatos no emagrecimento, mas costumam ser altamente restritivas, podendo causar desequilíbrios nutricionais no organismo.

Por isso, é importante tomar cuidado com os regimes que você pretende aderir e se estão de acordo com a necessidade do seu corpo. O ideal sempre será uma reeducação alimentar e, principalmente, a assistência de um profissional de nutrição.

Pensando nisso, separamos algumas informações relacionadas a esses métodos de emagrecimento tão famosos. Confira:

O que são as dietas da moda?

Geralmente são radicais por excluírem certos grupos de alimentos e fornecerem quantias baixas de nutrientes para a quantidade necessária no nosso corpo. Isso pode interferir na realização das atividades básicas do dia a dia, comprometendo a saúde.

Conheça algumas das dietas:

Dieta Dukan: criada pelo médico francês Pierre Dukan, ela reduz da rotina alimentar um grande número de carboidratos e aumenta o consumo de proteínas. Promete a perda de 5kg na primeira semana, mas pode causar deficiências nutricionais.

Dieta da sopa: substitui as principais refeições (café, almoço e jantar) por uma sopa estabelecida pela deita, contendo muitos legumes e verduras. Garante a eliminação de líquidos retidos, mas em alguns podem trazer alterações na pele, deixando-a ressecada ou com acnes, causando também tonturas, enfraquecimento nas unhas e perda de cabelo.

Dieta One Meal a Day: comendo apenas uma refeição, sem restrições de alimentos ou quantidade, desde que seja feito somente uma vez ao dia. Promete o emagrecimento, mas não comer por 23h pode trazer consequências sérias, como a falta de energia, cansaço e deixá-lo com muita fome na hora da refeição, resultando em uma alimentação exagerada.

Dieta das cores: nela é preciso consumir no mínimo um alimento de cada cor, pois, de acordo com a dieta, a cor e os nutrientes contidos na comida estão relacionados. São dividas em 6 cores e possuem diversas vitaminas diferentes. Mas existe o perigo em ingerir mais vitaminas diariamente do que o recomendado, o que também pode ser prejudicial. A dieta também não menciona se podem ser consumidos outros tipos de alimentos que são essenciais para o organismo.

Por que são prejudiciais para a saúde?

A forma mais eficaz de perder peso será através da reeducação alimentar, ou seja, um plano alimentar determinado para cada objetivo e organismo, capaz de ensinar e gerar efeitos à longo prazo, juntamente com exercícios físicos.

Muitas dessas dietas da moda podem trazer resultados rápidos, mas eles não perduram. Uma pessoa que emagreceu em alguns dias, por exemplo, corre o risco de ganhar peso novamente ao retornar para os velhos hábitos. O conhecido efeito sanfona.

Além disso, o corpo não se mantém saudável com apenas um nutriente. Existe uma série de vitaminas essenciais para o organismo, nas quantidades recomendadas, sendo a ausência ou o excesso delas igualmente prejudiciais.

Outro fator importante é não deixar de fazer as principais refeições, como algumas dietas restritivas exigem. Isso é fundamental para controlar o apetite, impedindo uma alimentação em excesso na próxima refeição, e também para manter o metabolismo acelerado.

Ao passar muito tempo sem se alimentar, o organismo armazena reservas na forma de gordura corporal, pois entende que existe uma ameaça de privação alimentar, fazendo a pessoa ganhar peso mesmo comendo com pouca frequência diariamente.

Procure ajuda profissional

Estar ciente da saúde do nosso corpo é essencial no processo de emagrecimento, sabendo quais os nutrientes em falta e os que precisam ser mantidos. Ao seguir qualquer dieta é preciso a orientação de um nutricionista, montando um cardápio adequado para o corpo e propósito, com uma alimentação balanceada e rica em nutrientes.

A maioria das pessoas que desejam perder peso buscam um resultado definitivo e duradouro. Para isso acontecer é importante criar novos hábitos diários, principalmente na alimentação e na disposição física. Aderir dietas não confiáveis, além de oferecer efeitos passageiros, podem comprometer seriamente a sua saúde.

E você, já conhecia alguma dessas dietas? Não esqueça de compartilhar nas suas redes sociais e ajudar mais pessoas a se manterem informadas sobre o processo de emagrecimento saudável.

Compartilhe nas redes sociais!

Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Por Suplementos Forma

Avatar

O Blog Suplementos Forma é especializado em testar suplementos alimentares. Contamos com mais de 1.200 relatos de suplementos nacionais e importados. Confira as melhores dicas de uso e experiência das 55 melhores marcas nacionais e importadas.

81 posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.