Posted in:

Doenças crônicas: saiba como os exercícios físicos podem ajudar no controle da patologia

Muito além do emagrecimento e tonificação muscular, os exercícios físicos são uma questão de saúde. E, em se tratando de pacientes crônicos, são ainda mais importantes. Isso porque eles trabalham de inúmeras maneiras, seja diminuindo os sintomas ou impossibilitando a evolução da doença, o que é bastante positivo.

Entretanto, apesar dos diversos benefícios, muitas pessoas que sofrem com esses males ainda apresentam receio em praticar atividades físicas, por acreditarem que isso vai agravar o problema que enfrentam.

Pensando nisso, neste post mostramos a importância dos exercícios físicos no controle de doenças crônicas, a fim de elucidar alguns questionamentos que rondam esse tema. Confira a seguir.

O que são doenças crônicas?

Divididas em não-transmissíveis e transmissíveis, as doenças crônicas são aquelas que duram por um longo período e progridem de forma lenta. Esse primeiro grupo, normalmente, é resultado do estilo de vida ou idade avançada da pessoa e tem como consequência problemas respiratórios ou metabólicos, por exemplo.

Isso significa que a asma, bronquite, diabetes e até mesmo a obesidade são doenças crônicas não-transmissíveis! E, enquanto estas se dão por causa da maneira como os pacientes levam a vida, as transmissíveis decorrem de infecções parasitárias e vírus. A tuberculose e a AIDS são exemplos delas.

Os pacientes crônicos podem ou não apresentar sintomas. No entanto, independentemente desse detalhe, elas são perigosas. Por isso, é muito importante entender as causas e, ainda que não consiga evitar, saber maneiras de controlar a doença. Afinal de contas, se não são tratadas adequadamente, afetam a qualidade de vida das pessoas.

Quais são as causas?

Inúmeros fatores podem causar as doenças crônicas, elas não têm uma motivação exclusiva. Contudo, determinadas situações do seu cotidiano podem colaborar para o surgimento delas.

Vejamos, se você não come direito, é sedentário, está sob constante estado de estresse e alimenta vícios como álcool e cigarro, tem grandes chances de desenvolver algum tipo de doença crônica.

Desde asma, gastrite, diabetes, obesidade e câncer, até problemas cardíacos, hipertensão e bronquite, podem acontecer quando você não tem hábitos saudáveis. Todavia, alguns cenários não temos como prever, como as doenças genéticas e congênitas, por exemplo.

Nesses casos, a melhor alternativa é buscar maneiras de conter essas patologias. Assim, surgem os exercícios físicos, cuja prática colabora positivamente no controle de doenças crônicas, garantindo uma qualidade de vida melhor.

Qual a importância dos exercícios físicos?

Os exercícios físicos são responsáveis por prevenir algumas doenças, bem como tratar ou controlar outras. É o caso das patologias crônicas. Embora alguns pacientes tenham medo de praticar essas atividades, por achar que a situação vai se agravar, acontece completamente o oposto.

Ou seja, os exercícios vão ajudar a conter a doença, seja interrompendo sua evolução, ou reduzindo sintomas. Tomando como exemplo os problemas respiratórios, como a asma. Durante a atividade física, a pessoa trabalha bastante a respiração. Então, o resultado é o aperfeiçoamento dela, que reflete também na resistência do pulmão.

Outro caso é o da obesidade. Contudo, a prática de exercícios vai muito além do emagrecimento nessa situação. Isso porque o paciente reduz o peso, mas também melhora a capacidade respiratória, tem sua autoestima renovada e, ainda, previne outras tantas patologias decorrentes desse problema.

Enfim, apesar de entender a importância dos exercícios físicos no controle das doenças crônicas, antes de tudo, é fundamental ir ao médico. Ele é quem vai descobrir a patologia por meio de exames, indicar tratamentos e medicamentos.

Ademais, embora as atividades sejam imprescindíveis para essa contenção da doença, é preciso saber que, para cada uma, existe uma restrição, seja um movimento proibido ou uma carga elevada. Por esse motivo, um profissional de educação física também é indicado, para montar um treino de acordo com as suas necessidades e limitações.

Curtiu este post? Que tal compartilhar nas suas redes sociais? Assim todo mundo fica sabendo da importância desse tema!

Compartilhe nas redes sociais!

Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Por Suplementos Forma

Avatar

O Blog Suplementos Forma é especializado em testar suplementos alimentares. Contamos com mais de 1.200 relatos de suplementos nacionais e importados. Confira as melhores dicas de uso e experiência das 55 melhores marcas nacionais e importadas.

75 posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.