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Entenda as vantagens de se exercitar na gravidez

A prática de atividades físicas é fundamental para a manutenção da saúde e bom funcionamento do organismo. E ela é recomendada em todas as fases das nossas vidas! Desde crianças, somos incentivados a fazer exercícios.

Afinal, o sedentarismo pode causar muitos problemas. Por isso, durante a gestação não é diferente! É claro que esse é um momento que requer bastante cuidado e, por esse motivo, as atividades precisam ser acompanhadas por um personal e indicadas pelo médico.

Mas elas devem, sim, serem levadas em consideração pelas gestantes. Para esclarecer esses benefícios, trouxemos neste post algumas vantagens de se exercitar na gravidez. Dá só uma conferida!

Benefícios de se exercitar na gravidez

Gravidez não é doença! Por isso, as atividades físicas não devem ser deixadas de lado durante a gestação.

Embora precisem ser recomendadas pelo médico e assistidas por um profissional, elas são fortemente indicadas, pois oferecem diversos benefícios para as futuras mamães. Conheça as vantagens a seguir!

Diminui dores na lombar

Carregar um bebê na barriga não é tarefa fácil. Afinal, você está transportando uma pessoinha que cresce e ganha mais peso a cada dia. Por esse motivo, quanto mais a gestação evolui, maiores os desconfortos.

O seu peso, somado ao do bebê, começam a demonstrar sinais quando os incômodos surgem, principalmente na lombar, uma vez que ela sustenta todo esse peso. Assim, fazer exercícios nessa fase ajudam a diminuir as dores lombares.

Atividades como ioga e pilates são excelentes para grávidas, porque são agradáveis e leves. Além disso, eles são responsáveis por trabalhar a postura e fortalecer os músculos da coluna.

Melhora a circulação sanguínea

Durante a gestação, a circulação sanguínea fica mais intensa (cerca de 40% a mais) para que o bebê receba uma quantidade satisfatória de oxigênio. E isso reflete na grávida, que sofre com os sintomas.

Dentre esses sinais, estão o aparecimento de varizes, hemorróidas, inchaços nos tornozelos, mãos, pés e pernas. Nesse sentido, a prática de exercícios físicos é fundamental para evitar que isso aconteça.

Eles estimulam a circulação do sangue e, dessa forma, o volume que costuma aumentar na gravidez vai se deslocar melhor pelo corpo, evitando que todos esses problemas ocorram. Nesse caso, uma atividade muito boa para as gravidinhas é a caminhada.

Fortalece o assoalho pélvico

O assoalho pélvico é um conjunto de músculos que envolve todos aqueles órgãos abaixo do abdômen. Ele é responsável pela sustentação da bexiga, útero, intestino, reto etc. E essa é uma região importantíssima para as gestantes.

Por esse motivo, a prática de atividades físicas é necessária para fortalecer o assoalho pélvico. Assim, com esses músculos tonificados, o bebê e a bexiga recebem um apoio maior.

Além disso, o fortalecimento é importante durante o parto também, pois ele colabora para girar a cabeça do neném nesse momento e previne incontinência urinária na futura mamãe. Um exercício que ajuda com essa questão é o pilates.

Alivia o estresse

Toda e qualquer atividade física alivia o estresse. Isso porque a prática de exercícios faz com que o nosso organismo libere hormônios que dão a sensação de bem-estar e felicidade. Na gestação, ela é essencial.

Afinal, o estresse na gravidez pode causar problemas até para o bebê. Por isso, atividades amenas, leves e menos intensas são ótimas para as grávidas manterem os hábitos saudáveis e terem uma gestação tranquila.

Cuidados a serem tomados

Como já falamos, se exercitar na gravidez traz diversas vantagens para o bem-estar das gestantes, mas requer muitos cuidados. É uma fase importante e tomar as precauções necessárias é crucial para a saúde da mãe, bem como do bebê que vai nascer.

Veja quais são esses cuidados:

  • ao menor sinal de sangramento, dor, tonturas ou cólicas, pare imediatamente;
  • prefira exercícios aeróbicos leves (caminhada, alongamento, etc);
  • evite fazer as atividades no calor (desidratação e temperaturas elevadas podem prejudicar o seu bebê).

Principais contraindicações

Se você tem problemas de tireoide, diabetes, hemorragia, pré-eclâmpsia, está grávida de trigêmeos ou o seu bebê está com o crescimento incomum, os exercícios físicos estão super contraindicados.

Embora se exercitar na gravidez seja muito vantajoso, é preciso muita cautela para manter esse hábito. Por isso, conversar com o seu obstetra e receber acompanhamento profissional durante as atividades físicas é imprescindível, tanto para a sua saúde, quanto a do bebê.

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Por Suplementos Forma

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