Posted in:

Entenda o que é metabolismo acelerado e seus efeitos no organismo

Muitas pessoas têm dificuldade em ganhar peso por consequência de um metabolismo acelerado

Cada organismo possui uma estrutura diferente. Algumas pessoas têm dificuldades em ganhar peso e outras fazem isso com maior facilidade. Quando o metabolismo de alguém é acelerado significa que será mais difícil para ela engordar, necessitando de algumas atitudes no dia a dia para mudar essa condição no corpo.

Em certos casos, ter um metabolismo mais rápido não chega a ser um problema, principalmente quando a pessoa deseja não ganhar peso. Contudo, em outros, a demora para transformar calorias em energia prejudica o plano de ganhar mais alguns quilos e até mesmo a própria saúde.

O que é metabolismo acelerado?

Nosso corpo sempre exige energia para realizar alguma atividade ou simplesmente para se manter funcionando bem. Esses processos que ocorrem no organismo para suprir as necessidades energéticas é chamado de metabolismo.

No metabolismo acelerado, as calorias são transformadas em energia mais rapidamente, fazendo com que menos gorduras fiquem acumuladas. Diferentemente do metabolismo lento, em que demanda mais tempo para que as calorias sejam queimadas.

Isso pode variar de acordo com a idade, sexo, altura, alimentação ou o nível de atividades físicas praticadas.

Quais são os seus efeitos?

Nem sempre ter um metabolismo acelerado é algo benéfico, pois ele também pode trazer complicações à saúde. Algumas pessoas que possuem essa condição são sedentárias e até mesmo se alimentam mal.

Veja alguns efeitos:

  • Anemia: a falta de determinados nutrientes que podem acontecer por consequência de um metabolismo acelerado é capaz de levar à anemia, onde os glóbulos vermelhos ou a hemoglobina no sangue estão abaixo do normal, não se formaram completamente ou quando possuem uma aparência deformada.
  • Fraqueza: nesse caso, os músculos são os mais afetados pela falta de força. Pessoas nesse estado têm uma resistência física bem menor, prejudicando na realização de exercícios físicos.
  • Coração acelerado: a frequência cardíaca pode aumentar, isso também provoca cansaço e fadiga pela quantidade maior de energia que o organismo passa a exigir. Sintomas de insônia também são comuns.

Como ter o metabolismo mais lento?

Se você sofre com o metabolismo acelerado e deseja ganhar peso, é necessário estabelecer alguns hábitos na sua rotina. Primeiro busque a ajuda de um profissional para entender o motivo do metabolismo desregulado, podendo ser o resultado de uma má alimentação, o sedentarismo ou até mesmo questões genéticas.

De qualquer forma, fazer atividade física, principalmente trabalhar para ganhar massa muscular é uma das opções mais favoráveis. Algumas pessoas possuem a vantagem de conter grandes níveis de massa magra no corpo, o que auxilia bastante na hipertrofia.

Mas lembre-se de que qualquer exercício deve vir acompanhado de uma boa alimentação, isso também será um fator determinante no processo de mudança no metabolismo. Escolha alimentos que diminuem a queima de calorias, como grãos refinados, granolas, adoçantes artificiais e também beba muita água.

Como ter o metabolismo mais acelerado?

Em alguns pontos é semelhante para quem busca desacelerar, principalmente na realização de exercícios físicos e alimentação equilibrada. No entanto existem alguns alimentos que podem influenciar nesse processo, deixando o metabolismo mais rápido, como peixes, café, pimenta e beber bastante água gelada.

Alguns hábitos diários também devem ser tomados. Durma bem, ao menos 8h por dia, alimente-se a cada 3 horas e reduza o consumo de sal e açúcar.

Em muitas circunstâncias a ajuda de suplementação é uma opção bem-vinda e bastante eficaz. Para alguns, acelerar ou desacelerar o metabolismo não é uma tarefa fácil para se fazer sozinho. Contudo, para ter certeza de como seu metabolismo funciona e as medidas que deve tomar, procure um nutricionista.

Agora é o momento de colocar as dicas em prática! Que tipo de metabolismo é o seu? Comente o que achou e não esqueça de compartilhar!

Compartilhe nas redes sociais!

Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Por Suplementos Forma

Avatar

O Blog Suplementos Forma é especializado em testar suplementos alimentares. Contamos com mais de 1.200 relatos de suplementos nacionais e importados. Confira as melhores dicas de uso e experiência das 55 melhores marcas nacionais e importadas.

75 posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.