Posted in:

Está estressado? Confira os efeitos negativos do estresse para a saúde!

Se estressar, às vezes, é completamente normal. Aliás, dependendo da situação, pode ser até mesmo vantajoso, como nos casos em que ele causa motivação para realizar alguma atividade.

Entretanto, quando o estresse passa a ser corriqueiro, vira um problema. Isso porque, quando estamos sob essa tensão, o corpo fica em constante estado de alerta e o organismo libera cortisol, um hormônio que em doses elevadas é prejudicial.

Inúmeras situações podem ser estressantes. Desde o trabalho, a pressão dos estudos, até a preocupação do desemprego e um divórcio, por exemplo, são fatores que costumam deixar as pessoas bastante tensas.

Nesse sentido, trouxemos neste post os principais efeitos negativos do estresse para a saúde, para que você busque maneiras de relaxar e evitar se colocar diante desses cenários. Confira a seguir quais são eles!

Promove insônia

O estresse é responsável por mexer com o psicológico das pessoas. Nesse sentido, com as emoções negativas à flor da pele, a última coisa que elas conseguem fazer é dormir, não é mesmo?

Afinal, com tantos pensamentos martelando na cabeça, a mente não relaxa. Além disso, o cortisol — hormônio do estresse —, impede que tenha uma boa noite de sono, uma vez que deixa você em estado de alerta.

Causa acnes

Quando você está estressado, até mesmo a sua imunidade é afetada. E isso reflete diretamente na saúde do seu rosto. Vejamos: a pele de uma pessoa que está com o organismo equilibrado e as defesas funcionando perfeitamente, costuma responder melhor contra as impurezas.

Em contrapartida, se você está em constante estado de estresse e a imunidade não vai bem, os microrganismos conseguirão acessar a sua pele mais rápido, o que prejudicará os seus poros e vai colaborar para o surgimento das acnes.

Ocasiona dores de cabeça

Um dos piores efeitos negativos do estresse para a saúde é, com certeza, a dor de cabeça. Ninguém gosta de sofrer com isso, não é verdade? Esse problema ocorre porque, uma vez que estamos estressados, é comum que haja uma frequente preocupação acerca de alguma coisa.

Dessa forma, a mente fica bastante cansada, o que causa as dores. Portanto, quando estiver diante desses cenários estressantes, procure maneiras de relaxar, seja meditando ou lendo um livro. Faça algo que você gosta para esquecer, ao menos um pouco, as preocupações.

Gera problemas de apetite

O incessante estado de estresse pode aumentar ou diminuir o apetite, o que pode vir a ser um problema futuramente. Isso porque, quando ele é menor, nos alimentamos mal e não absorvemos os nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo.

Por outro lado, no momento em que ele aumenta, é comum comer o tempo inteiro, estando ou não com fome. Dessa maneira, colabora consideravelmente para o ganho de peso e pode, até mesmo, virar um transtorno alimentar.

Ocasiona quedas de cabelo e unhas quebradiças

Já sabemos que, enquanto estressados, nosso organismo libera um hormônio conhecido como cortisol. Entretanto, o que muita gente não sabe é que além desse, outro hormônio é produzido diante dessas circunstâncias, o estriol.

Ao passo que o cortisol dificulta a irrigação do couro cabeludo, provocando um ressecamento dos fios, o estriol impede que os nutrientes alcancem essa região. Nesse sentido, devido à escassez de vitaminas, as madeixas ficam frágeis e sujeitas à quebra.

E não para por aí! O estresse também acarreta no enfraquecimento das unhas. Aliás, dado que durante esse período, muitas pessoas têm o costume de roer as unhas, elas acabam ficando quebradiças, além de colaborar para o aumento de infecções.

Enfim, os efeitos negativos do estresse para a saúde vão além dessa lista e podem resultar em situações mais preocupantes, como o infarto. Por esse motivo, é fundamental se cuidar, tirar um tempinho para descansar, a fim de evitar que esses problemas aconteçam e, principalmente, que eles se agravem.

E aí, gostou deste texto? Que tal compartilhar nas redes sociais? Assim, todo mundo vai conhecer os malefícios do estresse e buscar maneiras de evitá-lo!

Compartilhe nas redes sociais!

Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Por Suplementos Forma

Suplementos Forma

O Blog Suplementos Forma é especializado em testar suplementos alimentares. Contamos com mais de 1.200 relatos de suplementos nacionais e importados. Confira as melhores dicas de uso e experiência das 55 melhores marcas nacionais e importadas.

60 posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.