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Exercícios de alongamento: conheça os mais interessantes!

Embora muitas pessoas não acreditem na eficácia dos alongamentos para os exercícios, eles são, de fato, essenciais para as atividades. Afinal, é nesse momento que você inicia o preparo físico do seu corpo.

Portanto, se alongar é muito importante, tanto antes quanto depois das atividades físicas. Isso porque a ação colabora para que as articulações e os músculos estejam habilitados para os exercícios, bem como evita que ocorram distensões musculares.

Nesse sentido, existem exercícios de alongamento que você pode fazer antes da prática de atividades. Aliás, alguns deles, por si só, são suficientes para alcançar uma vida saudável.

Pensando nisso, neste post trouxemos os melhores exercícios para você colocar em prática e se alongar da maneira mais satisfatória possível. Acompanhe e descubra quais são eles!

Alongamento da panturrilha

É uma prática muito importante, principalmente, antes de exercícios físicos que impactam diretamente os tornozelos e pés. Isso porque, quando você alonga a panturrilha, consegue preparar os músculos e reduzir a pancada nessa área. Além disso, é essencial para evitar a ocorrência de lesões.

  • Como fazer: você deve ficar em pé, próximo de uma parede ou algo que possa usar como apoio. Em seguida, incline-se na direção dessa parede, apoiando as mãos. Então, estique uma das pernas e dobre o joelho da oposta. Por exemplo: flexionando o joelho direito, você vai estender a perna esquerda, mantendo o calcanhar esquerdo no chão. Permaneça nessa posição por cerca de 30 segundos e depois repita com a outra perna.

Exercício de quadríceps

O quadríceps é o maior e mais poderoso músculo da coxa e faz parte do conjunto muscular responsável pelos movimentos de extensão do joelho. Nesse sentido, o alongamento dessa área é fundamental para prevenir problemas nos joelhos.

  • Como fazer: fique de pé, com o corpo alinhado — pés e ombros. Então, flexione o joelho direito, segurando o tornozelo e leve o seu pé até encostar no bumbum. Continue nessa posição por alguns segundos e repita o alongamento com a perna oposta.

Meditação

Embora pareça estranho, a meditação pode, de fato, servir como um tipo de alongamento. Uma vez que ela trabalha a mente, tem a habilidade de auxiliar na prática das atividades físicas.

Diante disso, a meditação vai deixar você com mais disposição para os treinos, pois ajuda a melhorar o foco, além de aumentar a imunidade, o que garante a saúde do seu corpo. Por esse motivo, pode ser considerada um dos exercícios de alongamento mais interessantes dessa lista.

Ioga

A ioga, sozinha, é suficiente para promover uma vida saudável. Geralmente, as pessoas a escolhem como uma substituta para outras atividades físicas, como os treinos em academias, por exemplo. Por isso, ela ajuda a alongar, mas não é um exercício pré-treino, como os outros dessa lista.

Ela é uma prática que trabalha tanto o corpo quanto a mente, com exercícios que auxiliam na respiração e flexibilidade, bem como no controle da ansiedade, estresse e, até mesmo, da depressão.

Assim, é uma atividade atraente, porque mistura os benefícios da meditação com os da atividade física. Aliás, ela se torna ainda mais cativante, pois pode ser realizada por qualquer pessoa, independentemente de gênero ou faixa etária.

Pilates

O pilates trabalha a flexibilidade de uma maneira diferenciada. É um conjunto de exercícios, diferentes dos realizados em academias, capazes de melhorar a musculatura do corpo. São atividades mais leves e, por isso, também podem ser realizadas por todos os indivíduos: até mesmo crianças e grávidas!

Com a prática do pilates você consegue melhorar a postura, reduzir o estresse, fortalecer o abdômen, se recuperar de problemas nas articulações etc. Apesar de ser o bastante para algumas pessoas, você também pode usar como um complemento para outros exercícios.

Pronto! A partir de agora, você já pode começar a colocar esses exercícios de alongamento em prática! Sejam aqueles que precedem as atividades físicas ou os que podem servir como substitutos, não deixe de executá-los. Em breve você perceberá a diferença que eles fizeram para o seu bem-estar!

Achou este post interessante? Tem algum exercício de alongamento para sugerir? Deixe o seu comentário!

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Por Suplementos Forma

Suplementos Forma

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