Posted in:

Exercícios que ajudam a prevenir a osteoporose

A osteoporose é uma condição que se caracteriza pela fragilidade dos ossos e costuma aparecer em pessoas depois dos 45 anos. Fatores como envelhecimento, genética, sedentarismo, diabetes ou carência de vitaminas podem ser os responsáveis por causar o problema.

Por ser uma condição crônica, não existe cura para a osteoporose, mas existe tratamento. E ele é muito importante, porque esse problema oferece riscos de fraturas, afeta a qualidade de vida das pessoas e pode progredir.

Contudo, melhor do que saber como cuidar, é conhecer maneiras de evitar o aparecimento do problema, não é mesmo? Por esse motivo, mostramos neste post alguns exercícios que ajudam a prevenir a osteoporose. Confere só!

Treino funcional

O treinamento funcional é caracterizado por exercícios desafiadores que trabalham vários grupos musculares. Uma vez que a osteoporose é uma condição em que há perda de massa óssea, o funcional é uma excelente alternativa.

Isso porque exercícios físicos ajudam no ganho dessa massa óssea. Além disso, o treino funcional conta com exercícios de alto impacto, que ajudam no fortalecimento muscular também.

Dessa maneira, são exercícios interessantes tanto para quem pretende evitar o problema, quanto para as pessoas que buscam tratamento e manutenção da massa óssea existente.

Corrida

A corrida é uma atividade de alto impacto, por isso, podemos considerá-la um dos exercícios que ajudam a prevenir a osteoporose mais vantajosos. Isso porque os impulsos utilizados durante a prática colaboram com a fixação do cálcio nos ossos.

Assim, os ossos ficam mais protegidos e são fortalecidos, evitando o surgimento de condições como a osteoporose e, consequentemente, diminuindo a chance da ocorrência de fraturas, por exemplo.

Caminhada

Para quem não é muito fã de exercícios de grande impacto, a caminhada é uma boa alternativa. Embora seja mais leve em comparação às duas primeiras, ela também tem seus benefícios.

Um deles é o aumento da densidade óssea, que colabora com o fortalecimento, ajudando na sustentação e equilíbrio do corpo. Dessa forma, a caminhada ainda atua na regeneração dos ossos.

Dança

As células ósseas precisam de estímulos para aumentar a densidade dos ossos. Nesse sentido, a dança surge como uma aliada no combate à osteoporose, pois quando o corpo está em movimento, o cérebro recebe esses estímulos, o que ajuda no fortalecimento.

E mais: além de impulsionar esses sensores para a produção de massa óssea, a dança melhora a circulação sanguínea, a capacidade cardiorrespiratória e combate a depressão, porque libera os hormônios da felicidade.

Pedalar

Andar de bicicleta pode trazer muitos benefícios, entre eles a prevenção da osteoporose. Isso porque pedalar fortalece ossos e articulações, ajudando na recuperação de lesões ósseas e evitando que elas aconteçam.

Além disso, andar de bicicleta não apenas fortalece, como também protege as articulações, aumenta a coordenação motora e fortifica o corpo de maneira completa.

Deu para perceber como esses exercícios que ajudam a prevenir a osteoporose são importantes, né? Por isso, não deixe de inserir pelo menos um deles na sua rotina de atividades físicas.

Entretanto, vale ressaltar que a prevenção apenas com exercícios não é suficiente! É fundamental aliar a prática com uma alimentação saudável. Só assim será possível se esquivar, de fato, dessa condição.

Gostou deste post? Compartilhe nas redes sociais e ajude mais pessoas na prevenção da osteoporose!

Compartilhe nas redes sociais!

Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Por Suplementos Forma

Avatar

O Blog Suplementos Forma é especializado em testar suplementos alimentares. Contamos com mais de 1.200 relatos de suplementos nacionais e importados. Confira as melhores dicas de uso e experiência das 55 melhores marcas nacionais e importadas.

89 posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.