Posted in:

Importância da atividade física para a saúde física e mental

Realizar atividade física comprovadamente melhora o bem-estar e a saúde de quem a prática. A pessoa não precisa ser uma atleta de alto rendimento, mas sim que adote os exercícios físicos como sua rotina cotidiana, para preservar sua saúde e viver com mais qualidade e por mais tempo.

Neste artigo, vamos abordar a importância da atividade física para a saúde mental e física.

Importância da atividade física

A importância da atividade física é exemplificada como sendo uma forma de prevenção de doenças, melhorar o bem-estar, a autoestima e a redução de desenvolvimento de transtornos psíquicos, como ansiedade e depressão.

Doenças como diabetes, obesidade, câncer, disfunções intestinais, hormonais, problemas cardiovasculares e estresse são reduzidos consideravelmente pela prática de atividades físicas. Esse hábito acaba por trazer benefícios para a longevidade saudável e qualidade de vida.

Saúde mental

A importância da atividade física para a saúde mental está relacionada a melhorar a produção de hormônios e neurotransmissores que aumentam nossa disposição, energia, alegria e bem-estar.

Afetando diretamente a ansiedade, as preocupações cotidianas, o nervosismo e a angústia. A saúde mental passa a ser mais bem tratada pelo fato de ocorrer um equilíbrio e eliminação de toxinas que impactam nos sentimentos e capacidade de superar desafios com mais equilíbrio.

Atividades físicas contribuem para liberar a endorfina pelo cérebro, que auxilia a reduzir o estresse, equilibrando as emoções e gerando bem-estar.

Obter o equilíbrio emocional é um excelente fator de conseguir ter uma vida mais saudável e feliz.

Saúde física

Para a saúde do corpo, a importância da atividade física é mais do que conhecida e destacada.

Ela permite equilibrar as taxas referenciais sanguíneas de indicação de problemas de saúde e que, estando em desequilíbrio, podem levar a doenças cardíacas, pulmonares e até mesmo ao câncer.

A saúde física é beneficiada pela saúde da circulação do sangue. Afinal, é esse sistema que leva nutrientes para todas as partes e melhorar a oxigenação do organismo. Por isso, traz benefícios significativos para a qualidade de vida.

Além disso, elimina e/ou reduz problemas na coluna e dores de articulações, garantindo maior autonomia e independência para as pessoas, principalmente na velhice.

Benefícios da atividade física para a saúde mental

Diversos são os benefícios da atividade física para a saúde mental, que detalhamos a seguir:

  • Reduz o estresse e também os riscos de problemas cardíacos e todos os relacionados à obesidade;

  • Atua na melhor qualidade do sono – ao reduzir a insônia é possível descansar de maneira mais adequada e assim ter mais disposição e energia no dia seguinte para vencer seus obstáculos;

  • Melhora a produção de hormônios – aumentando a alegria e as condições emocionais da pessoa, relacionando-se diretamente com seu bem-estar; e

  • Diminui a incidência de transtornos mentais – obtido pelo equilíbrio observado entre o corpo e a mente, como já citado no ditado “mente sã, corpo são”.

Conclusão sobre importância da atividade física

Entendemos que a importância da atividade física é inegável para beneficiar todo o organismo, ou seja, a habitualidade de se exercitar traz muitos benefícios para a parte emocional e mental.

Manter uma rotina diária de atividade física prolonga a vida com mais qualidade e evita muitas doenças, além de retardar ou até mesmo eliminar a necessidade de uso de medicamentos para tratar eventuais doenças.

Aproveite e dê sua opinião sobre este artigo.

Compartilhe nas redes sociais!

Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.