Posted in:

Importância da atividade física para quem sofre de diabetes

Se você sofre com a diabetes, deve saber que o melhor tratamento para a doença inclui uma mudança de hábitos, certo? Essa rotina deve englobar não apenas as medicações, mas também uma rotina mais saudável.

Isso quer dizer que você vai precisar se alimentar melhor e também praticar atividades físicas. Embora pareçam atitudes simples, muita gente ainda reluta para colocar em ação. Principalmente, a questão dos exercícios.

Contudo, as atividades físicas para diabéticos são extremamente necessárias, uma vez que melhoram a qualidade de vida dessas pessoas — quando realizadas regularmente. Para explicar melhor a importância dos exercícios para esse grupo, trouxemos este post. Acompanhe!

Entendendo a diabetes

A diabetes é uma doença crônica, ou seja, infelizmente, ela não tem cura. Mas existe tratamento! Caracterizada por altos níveis de açúcar no sangue, essa doença se dá pela falta de insulina no organismo.

Isso significa que o corpo não tem um hormônio para regular a entrada de açúcar, então a glicose aumenta bastante, causando a hiperglicemia. Por esse motivo, é muito importante fazer exames periodicamente, a fim de detectar e iniciar o tratamento o quanto antes.

Aliás, muita gente pensa que a diabetes é única. Porém, existem vários tipos da doença, são eles:

  • Pré-diabetes: quando os níveis de glicose estão bem altos e você está por um triz de se tornar realmente diabético;
  • Diabetes tipo 1: relacionada ao pâncreas, quando ele não produz insulina ou, quando o faz, é em uma quantidade insuficiente;
  • Diabetes tipo 2: é a mais comum. Geralmente, está relacionada aos hábitos ruins, como a má alimentação e sedentarismo;
  • Diabetes gestacional: pode se desenvolver em gestantes e prejudicar a mãe e o bebê, por isso é importante cuidar muito da saúde nessa fase.

Possíveis causas da doença

A diabetes é uma doença hereditária. Então, se alguém da sua família sofre com o problema, fique ainda mais alerta para a sua saúde. Além disso, os hábitos alimentares nada saudáveis são um fator extra para se preocupar.

Se você gosta de refrigerante, em algum momento já sentiu sede e substituiu a água por ele, não é mesmo? Contudo, para evitar a diabetes, é preciso largar esse hábito — que é péssimo em vários sentidos.

Essa alimentação errada, aliada ao sedentarismo, pode levar não apenas ao diagnóstico de diabetes, como também de colesterol alto, pressão alta e sobrepeso, que também são circunstâncias capazes de tornar uma pessoa diabética.

Sintomas da diabetes

A diabetes é bem arriscada porque é uma doença silenciosa. Isso quer dizer que, se você não tem hábitos saudáveis, nem faz exames de rotina, dificilmente vai detectar o problema a tempo. Mas existem alguns sintomas que você deve ficar de olho:

  • alterações de humor;
  • fome constante;
  • muita sede;
  • náuseas;
  • demora na cicatrização;
  • desejo de urinar frequentemente;
  • fraqueza;
  • perda de peso etc.

Importância da atividade física para diabéticos

As atividades físicas são tão importantes para quem sofre de diabetes, que elas conseguem complementar e, até mesmo, substituir as medicações de uma maneira incrível, sabia? Isso porque a prática já se mostrou bastante eficaz para o controle glicêmico, uma vez que aperfeiçoa o trabalho da insulina no organismo.

Além disso, os exercícios são responsáveis por diminuir as chances de problemas cardiovasculares e de pressão alta — aspectos que podem deixar uma pessoa diabética —, bem como colaborar com a perda de peso, que também é uma condição para a doença.

Resumindo: a atividade física para diabéticos é fundamental para garantir o bem-estar dessas pessoas. Por isso, não perca tempo e dê os primeiros passos em direção à sua qualidade de vida!

E você? Sofre com a diabetes? O que faz para manter a doença sob controle? Compartilha aqui nos comentários!

Compartilhe nas redes sociais!

Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Por Suplementos Forma

Avatar

O Blog Suplementos Forma é especializado em testar suplementos alimentares. Contamos com mais de 1.200 relatos de suplementos nacionais e importados. Confira as melhores dicas de uso e experiência das 55 melhores marcas nacionais e importadas.

81 posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.