Posted in:

Importância do fortalecimento para as corridas

Você tem a corrida como um dos seus esportes favoritos? Então, não negligencie os exercícios de fortalecimento! Muitos corredores têm a ilusão de que somente a corrida é suficiente.

Contudo, para usufruir dos benefícios dessa atividade, como o emagrecimento, a melhora na respiração e aumento da massa muscular, por exemplo, é essencial fazer um fortalecimento prévio.

Por esse motivo, trouxemos este conteúdo sobre a importância do fortalecimento para as corridas. Depois que você conhecer a relevância desses exercícios, nunca mais vai deixar de fazê-los! Vamos lá?

Protege as articulações

Ao fazer os exercícios de fortalecimento para as corridas, automaticamente, você está colaborando com a proteção das suas articulações. Isso porque eles são responsáveis por tonificar os músculos.

Ou seja, com músculos mais fortes, as articulações ficam mais protegidas, uma vez que eles reduzem o impacto sobre essas partes. Consequentemente, o fortalecimento muscular previne que os corredores sofram com lesões.

Se você parar para observar, os atletas que fazem a corrida, unicamente, são os que mais se machucam, porque não preparam o corpo para aquele esporte.

Melhora a performance

Um corpo forte possibilita uma corrida mais potente. Isso significa que o fortalecimento é capaz de manter o equilíbrio corporal, facilitando a prática. Como resultado, o seu desempenho é melhorado.

Afinal, quando você não realiza o fortalecimento, a tendência é que a sua estrutura corporal se sinta mais sobrecarregada com a realização da corrida. Resumindo: o cansaço e o desgaste surgem logo.

Portanto, invista no fortalecimento para melhorar a sua performance, adquirindo mais potência, diminuindo seu tempo e superando suas barreiras pessoais.

Fortalece a lombar

O core é uma região muito importante do nosso corpo, que conta com 29 pares de músculos e sua responsabilidade é promover a sustentação corporal. Nesse sentido, os exercícios que trabalham nesta área são aliados da corrida.

Eles ajudam a melhorar a postura, respiração, equilíbrio, bem como tonifica o abdômen, logo, o seu fortalecimento é imprescindível para que o corredor tenha sucesso na sua atividade.

Já parou para pensar em um atleta desse com má postura? Ou que fica ofegante muito rápido? O fortalecimento para as corridas é, justamente, para evitar que isso aconteça e atrapalhe a performance. Assim, você não sofre com o cansaço, tampouco com as dores na coluna.

Conheça alguns exercícios de fortalecimento

Agora que conhecemos a importância do fortalecimento para as corridas, precisamos descobrir quais exercícios são melhores para isso. Confira alguns deles, a seguir:

  • burpee;
  • agachamento;
  • abdominal;
  • prancha;
  • elevação de pernas;
  • afundo;
  • polichinelo, etc.

Esses são exemplos de exercícios que dá para fazer tanto em casa, quanto na academia ou mesmo ao ar livre. Entretanto, além desses, muitos corredores também optam pelo pilates ou mesmo o treino funcional.

O ideal é conversar com um profissional de educação física, para saber o que funciona melhor para o seu caso.

Enfim, deu para perceber como o fortalecimento para as corridas é importante, né? Então, se você quiser desfrutar ao máximo dos benefícios dessa atividade, bem como garantir um ótimo desempenho, não deixe de fortificar seus músculos!

Gostou deste post? Você é adepto das corridas? O que faz para fortalecer o corpo? Deixe um comentário!

Compartilhe nas redes sociais!

Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Por Suplementos Forma

Avatar

O Blog Suplementos Forma é especializado em testar suplementos alimentares. Contamos com mais de 1.200 relatos de suplementos nacionais e importados. Confira as melhores dicas de uso e experiência das 55 melhores marcas nacionais e importadas.

89 posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.