Posted in:

Motivos para se exercitar no frio

Quando a temperatura cai e aquele friozinho bate, junto com ele vem a preguiça e a vontade de permanecer deitado para sempre, né? Aliás, muita gente usa o clima como desculpa para não praticar atividades físicas.

Contudo, isso não é muito legal para o corpo, porque é um período em que o ganho de peso é comum, já que o frio incita nossa fome, principalmente de doces. Quem nunca sentiu aquela vontade de fazer um brigadeiro em um dia chuvoso, não é mesmo?

Além disso, se você tem um projeto para estar em forma no verão, é bom começar a investir nos treinos durante o inverno, pois é uma época em que os exercícios trazem alguns benefícios interessantes.

Para te ajudar a entender os motivos para se exercitar no frio, trouxemos este post. Descubra a seguir!

O metabolismo acelera

Para manter nosso corpo aquecido durante o frio, o metabolismo fica mais acelerado. Nesse sentido, ele queima mais energia e, consequentemente, o gasto calórico é até 10% maior. Ou seja, mais chances de perder peso!

Entretanto, para que o corpo tenha a energia extra necessária para essa queima, é importante se manter em movimento. Por isso, esse período é o ideal para se exercitar, principalmente se você estiver em busca do emagrecimento.

Assim, além de conservar a temperatura do corpo, você ainda melhora o seu condicionamento físico. Mas para que tudo isso dê certo, é fundamental ter uma alimentação equilibrada e não se render às doces tentações do frio.

Fortalece a imunidade

A prática de atividades físicas, por si só, já ajuda a fortalecer a imunidade. Contudo, se exercitar no frio é ainda mais interessante para as defesas do organismo. Afinal, gripes e resfriados são comuns nesse período.

E mais: considerando que estamos vivenciando uma pandemia, ter o sistema imunológico fortalecido é essencial. Então, faça chuva ou faça sol, não deixe os exercícios físicos de lado.

Combate a depressão

Um dos motivos para se exercitar no frio é que a prática de atividades físicas auxilia no combate à depressão. Isso porque os exercícios fazem com que o nosso organismo libere hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar e felicidade.

Dessa maneira, a prática pode ser agradável nos períodos de baixa temperatura, uma vez que eles costumam nos deixar mais melancólicos e, até mesmo, provocar a depressão sazonal — que costuma atingir pessoas de países onde o inverno é mais rigoroso, mas também pode afetar quem mora em países tropicais, como é o caso do Brasil.

Aumenta a disposição

Outra coisa que você deve levar em consideração na hora de pensar em fazer exercícios no frio é que eles vão ajudar a te deixar mais disposto. E, dado que nas temperaturas baixas, a gente fica sem coragem até para trabalhar, se exercitar pode ser bem interessante.

Quem consegue deixar a preguiça de lado e praticar atividades físicas mesmo no frio, se sente disposto e bem consigo mesmo, por ter superado este desafio.

E então, esses motivos para se exercitar no frio convenceram você? Embora seja um pouquinho complicado conseguir força de vontade para se manter em movimento nessa época do ano, os benefícios fazem tudo valer à pena!

Gostou deste conteúdo? Você é do time que se exercita no frio ou do que prefere ficar deitado? Deixe um comentário!

Compartilhe nas redes sociais!

Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Por Suplementos Forma

Avatar

O Blog Suplementos Forma é especializado em testar suplementos alimentares. Contamos com mais de 1.200 relatos de suplementos nacionais e importados. Confira as melhores dicas de uso e experiência das 55 melhores marcas nacionais e importadas.

81 posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.