Posted in:

Natação infantil: 5 motivos para seu filho fazer

A natação é um esporte bastante completo por trabalhar o sistema cardiorrespiratório, a força e o equilíbrio dos praticantes. Ou seja, ele movimenta o corpo inteiro, sendo excelente para todo mundo.

No caso dos pequenos, essa atividade é muito recomendada, porque além de tudo, é bem divertida. Aliás, qual é a criança que não gosta de participar de brincadeiras em piscinas, não é mesmo? Não é à toa que os parques aquáticos têm áreas infantis, para promover o lazer da criançada.

Logo, a natação se torna um exercício interessante para os pequenos, principalmente, quando a questão é a saúde deles. Isso porque, de acordo com o Ministério da Saúde, 3 a cada 10 crianças — entre 5 e 9 anos de idade — sofrem com o excesso de peso, devido à má alimentação e falta de atividades físicas.

Dessa maneira, o esporte favorece a saúde da criançada, garantindo também a diversão e, ainda, acrescenta hábitos saudáveis na vida delas. Por isso, neste conteúdo apresentamos 5 motivos pelos quais a natação infantil é essencial para o seu filho. Acompanhe!

1. Melhora a capacidade respiratória

Nadar exige que a pessoa tenha controle da respiração. Nesse sentido, durante as aulas, a criança terá exercícios que vão aperfeiçoar a capacidade respiratória, trabalhando os pulmões e adquirindo resistência.

Portanto, os pequenos aprendem a ter mais fôlego para conseguir permanecer embaixo d’água. E não para por aí! Uma vez que o esporte movimenta o corpo inteiro, ele acaba fortalecendo o coração também, mostrando que, de fato, é uma atividade completa.

A natação é um exercício excelente para os pequenos que sofrem com problemas respiratórios, como no caso dos asmáticos, pois ameniza a situação. Já para as crianças que não têm a doença, a prática do esporte garante que elas permaneçam dessa maneira: com a respiração saudável.

2. Atua no combate à obesidade infantil

A obesidade infantil se dá pela falta de uma alimentação equilibrada, bem como de atividades físicas. No Brasil, esse número é assustador e, segundo o Atlas Mundial da Obesidade e a Organização Mundial da Saúde (OMS), tende a aumentar absurdamente.

Contudo, essa é uma situação que dá tempo de ser evitada ou revertida se uma atitude for tomada rapidamente. Assim, a natação surge como uma maneira de combater a obesidade infantil e garantir qualidade de vida para a criançada.

Afinal, o esporte mantém o corpo em movimento em sua totalidade, o que colabora para a queima de calorias dos pequenos. Logo, a natação associada a uma alimentação adequada, é capaz de transformar o quadro de obesidade da criança.

3. Fortalece a imunidade dos pequenos

Como a natação é uma atividade que trabalha o corpo em sua totalidade, é uma ótima maneira de fortalecer a imunidade dos pequenos. Isso porque o esporte aperfeiçoa a respiração, exercitando o diafragma, o pulmão e o coração, contribuindo com uma melhor oxigenação do organismo.

Dessa forma, o sistema imunológico da criançada é imensamente fortalecido. Em vista disso, quando pensar em uma aula para promover a saúde do seu filho, lembre-se dos benefícios da natação infantil.

4. Previne a ocorrência de acidentes

Imagine a seguinte situação: você vai para um lugar com piscina e o seu filho, acidentalmente, cai na parte mais funda. Você se desespera, mas logo lembra: ele sabe nadar! Não é um alívio? Por isso, a natação é tão importante.

É claro que saber nadar não significa que a criança está 100% segura em ambientes aquáticos, situações mais sérias podem acontecer, então você deve sempre ficar de olho no seu pequeno!

5. Incentiva a socialização com outras crianças

Mais um dos motivos pelos quais a natação infantil é essencial para o seu filho: a socialização. Durante a infância, é muito importante que as crianças interajam umas com as outras e o esporte promove isso.

Nas aulas de natação, a criançada vai conversar e brincar juntas, além de aprender a ter respeito pelo próximo, bem como disciplina, uma vez que toda aula — independentemente do que seja — tem suas regras.

Enfim, deu para perceber o quão importante é a natação infantil na vida dos pequenos, né? Por isso, assim que puder, não deixe de colocar o seu filho para fazer aulas. Aliás, quanto mais cedo, melhor para a criança.

E mais: dificilmente esse esporte é contraindicado. Na verdade, ele é bastante recomendado, devido aos inúmeros benefícios para a saúde. Entretanto, é sempre necessário manter contato com o pediatra do seu filho, para que ele dê a sua aprovação.

Gostou deste post? Compartilhe nas redes sociais e garanta que outros pais conheçam os benefícios da natação infantil!

Compartilhe nas redes sociais!

Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Por Suplementos Forma

Suplementos Forma

O Blog Suplementos Forma é especializado em testar suplementos alimentares. Contamos com mais de 1.200 relatos de suplementos nacionais e importados. Confira as melhores dicas de uso e experiência das 55 melhores marcas nacionais e importadas.

73 posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.