Posted in:

O Picolinato de Cromo vale a pena? Conheça mais sobre os benefícios desse composto

Sabemos a importância de uma dieta equilibrada, a fim de obter todos os nutrientes que o organismo precisa para continuar funcionando corretamente. Entretanto, não é sempre que a gente consegue se alimentar da maneira adequada.

Assim, às vezes, é necessário introduzir suplementos na alimentação. Principalmente, quando é um composto importante como o Picolinato de Cromo, que é orgânico e facilmente absorvido pelo organismo.

Isso porque esse nutriente é responsável por controlar a insulina e dar mais energia, sendo ideal para colaborar com os objetivos de quem treina em busca da boa forma. Portanto, neste post vamos esclarecer algumas dúvidas sobre esse composto. Acompanhe.

O que é e para que serve?

O Picolinato de Cromo é um mineral muito importante para o nosso corpo, porque ele enriquece a ação da insulina e, por isso, é bastante recomendado para tratar diabetes tipo 2. Além do mais, é um grande colaborador na luta contra a obesidade — quando aliado aos exercícios físicos.

Aliás, esse composto é escolhido por muitas pessoas que estão em busca de um corpo esbelto, porque ajuda a emagrecer, auxilia a hipertrofia dos músculos e, ainda, costuma fornecer mais energia, facilitando a vida de quem treina.

Quais são os benefícios do Picolinato de Cromo?

O composto é responsável por oferecer inúmeros benefícios ao organismo. Nesse sentido, listamos as principais vantagens do Picolinato de Cromo para o corpo humano. Confira a seguir:

  • dá mais energia ao corpo;

  • colabora com a produção dos aminoácidos;

  • ajuda no emagrecimento;

  • contribui com o tratamento da diabetes;

  • reduz o colesterol ruim (LDL) e aumenta o bom (HDL);

  • previne doenças cardiovasculares e osteoporose;

  • auxilia a hipertrofia etc.

Como o Picolinato de Cromo age no organismo?

O cromo já existe no nosso organismo, mas é eliminado nas fezes sem ter a absorção adequada. Sendo assim, o Picolinato de Cromo entra em ação, uma vez que ele é uma forma desse nutriente que é absorvido muito melhor pelo corpo.

Ele age controlando a insulina e colaborando com a síntese proteica. Dessa maneira, quem é atleta ou pratica atividades físicas com regularidade, costuma se beneficiar bastante com esse composto, porque ele faz com que a gordura eliminada seja transformada em músculos.

Como e quando tomar?

Normalmente, recomenda-se que o suplemento seja ingerido antes dos treinos, de preferência, em conjunto com as refeições que precedem os exercícios. Mas vale lembrar: a orientação de um nutricionista é fundamental antes de começar a tomar o Picolinato de Cromo. É esse profissional, também, que vai observar as quantidades, baseado nas necessidades de cada pessoa.

 No geral, essa suplementação alimentar é indicada para qualquer um — desde que o médico libere e acompanhe. Entretanto, pessoas que costumam praticar atividades físicas regularmente e atletas são os que mais utilizam, já que o composto colabora com o treino.

O Picolinato de Cromo tem efeitos colaterais?

O composto, em si, não tem efeitos colaterais. Contudo, o excesso pode trazer consequências como cefaleia, diarreia, insônia, vômitos e, em casos mais graves, atrapalham o funcionamento dos rins. Por isso, o acompanhamento de um profissional é tão importante.

Finalmente, o Picolinato de Cromo pode ser, de fato, bem vantajoso para algumas pessoas. Sobretudo, aquelas que são extremamente comprometidas com a prática de atividades físicas, já que colabora com o desempenho e agiliza a percepção dos resultados.

Gostou de saber mais sobre o Picolinato de Cromo? Todas as suas dúvidas foram tiradas? Deixe um comentário!

Compartilhe nas redes sociais!

Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.