Para quem está focado em uma dieta voltada para o emagrecimento, além da alimentação equilibrada, a suplementação é uma opção interessante. Nesse sentido, muita gente escolhe o caseinato de cálcio como alternativa.
Aliado à prática de exercícios físicos, o composto ajuda bastante na perda de peso. Entretanto, poucas pessoas sabem, de fato, o que é esse nutriente. Pensando nisso, neste post reunimos informações para tirar algumas dúvidas. Veja!
O que é para que serve?
O leite apresenta várias proteínas em sua composição e a caseína é uma delas. A partir desta, é possível alcançar o resultado de caseinato de cálcio. Vejamos, a caseína é retirada e separada, então passa por um processo em que é transformada em uma substância solúvel.
Por causa dessa ação, de retirar a substância para isolar e alterar o composto, o caseinato perde algumas características. No entanto, é muito utilizado em suplementos alimentares devido à facilidade de ser dissolvido — o oposto da caseína.
O caseinato de cálcio serve, principalmente, para colaborar com a dieta das pessoas que estão em busca da perda de peso, bem como daqueles que treinam para alcançar a hipertrofia.
Qual a diferença entre caseína e caseinato de cálcio?
Como pontuado anteriormente, o caseinato é um composto derivado da caseína. Então, a diferença é, basicamente, a adição de cálcio na estrutura da proteína original. Mas outro contraste importante entre essas substâncias é no quesito solubilidade.
Enquanto a caseína é mais difícil de dissolver, o caseinato de cálcio dilui bem fácil, uma vez que ele tem esse efeito consistente, que deixa a mistura volumosa e encorpada, como uma vitamina.
Quais são os benefícios?
Dentre as vantagens do consumo de suplementos com caseinato estão:
-
ganho de massa muscular;
-
sensação de saciedade prolongada;
-
fornecimento de aminoácidos ao organismo;
-
ajuda com o anabolismo;
-
fonte de cálcio.
O caseinato de cálcio tem lactose?
Apesar de ser um composto derivado da proteína do leite, a substância tem um teor de lactose e gorduras muito baixo. Isso porque, durante o processo em que ela sofre a derivação (de caseína para caseinato de cálcio), perde algumas propriedades.
Portanto, quem é intolerante à lactose, mas produz a lactase — enzima responsável pela digestão do leite — em quantidade aceitável, pode se beneficiar da suplementação para adquirir o cálcio.
Qual o tempo de absorção?
A caseína é uma proteína conhecida por ter uma absorção bem lenta e, com suas derivações não é diferente. Assim, o caseinato de cálcio previne o catabolismo que os atletas tanto temem, porque ele é digerido devagar no organismo.
Ou seja, o corpo absorve vagarosamente os nutrientes, sendo indicado para qualquer momento do dia, já que promove a saciedade. Contudo, é interessante tomar antes de dormir, porque durante o sono, o organismo estará sintetizando os nutrientes, o que colabora com o anabolismo.
Enfim, quem procura alcançar a hipertrofia de uma forma saudável, bem como o emagrecimento, pode encontrar assistência no caseinato de cálcio, uma vez que ele promove a saciedade por mais tempo — além de prevenir o catabolismo. Todavia, é fundamental receber uma orientação profissional antes de escolher qualquer suplementação.
Gostou de saber mais sobre o caseinato de cálcio? Então compartilhe nas redes sociais para ajudar com as dúvidas de outras pessoas!