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Principais fatores que influenciam no ganho de massa muscular

Apenas malhar não é o suficiente, existem outras condições que contribuem para ganhar músculos

Sabemos que treinos voltados para o ganho de massa muscular exigem força. Mas os músculos não são conquistados somente com esforço físico, há várias outras condições como uma alimentação equilibrada, por exemplo, e até mesmo descanso adequado que influenciam.

Qualquer um pode ficar forte e ganhar massa muscular. No entanto, apesar disso, o processo varia para cada pessoa, pois existem alguns fatores que influenciam na hipertrofia muscular, sendo para alguns mais fácil do que os outros.

Na busca por esse objetivo, é sempre importante o suporte de um profissional de educação física, juntamente de um nutricionista para ajudar na alimentação saudável. Dessa forma, há uma chance maior de identificar as necessidades do seu corpo e a melhor forma de trabalhar corretamente no crescimento da massa muscular.

Como o ganho de massa muscular acontece?

O aumento da massa muscular, onde os músculos sofrem determinadas alterações através de treinamentos de força, é chamado de hipertrofia muscular. Ao contrário do que muitos pensam, o crescimento dos músculos não ocorre com um aumento dos números das fibras musculares, mas sim na espessura das fibras.

O que acontece é que seus músculos maiores na verdade é o resultado de um aumento na espessura das fibras que na verdade já estão lá, ou seja, elas não são criadas no processo de hipertrofia muscular.

Sabendo como essa condição funciona, quais são os principais fatores que auxiliam na hipertrofia?

Genética

A predisposição genética pode facilitar ou prejudicar a sua performance. Existem três principais tipos corporais:

  • Mesomorfos: facilidade para ganhar massa muscular;
  • Endomorfos: possuem inclinação à obesidade;
  • Ectomorfos: tendência a ser magro.

Mas não se preocupe! Mesmo se você não tiver uma predisposição genética que o favoreça, ainda assim é possível ganhar os desejados músculos com determinação.

Treino focado

Como já foi citado, é essencial a assistência de um profissional da área, já que se trata de treinos intensos e que exigem muita força diária. Por isso não é aconselhável copiar à risca o cronograma de treinos oferecidos na internet, principalmente sem conhecer a necessidade do seu corpo. Esses exercícios, na verdade, devem servir de suporte.

Uma das melhores formas de alcançar a hipertrofia é alongando os músculos. Em atividades de peso, por exemplo, quando é preciso certos movimentos de resistência e exigem mais musculatura. Nesses casos o desgaste será maior, mas os resultados são mais eficientes.

Alimentação

Qualquer atividade física deve ser acompanhada de uma alimentação equilibrada. Realizar os exercícios não é o suficiente quando não existe disciplina na rotina alimentar, pois o corpo precisa recarregar as energias gastas durante os treinos e mantê-lo forte.

Alguns nutrientes presentes em certos tipos de comidas são capazes de melhorar seus resultados, tornando os treinos mais eficazes. Os principais deles são:

Proteína – Ela está diretamente ligada ao ganho de massa muscular. Mas sempre esteja atento à quantidade recomendada para não correr o risco de prejudicar seu organismo. Não vá achando que aumentar a quantia de proteínas diariamente pode acelerar o crescimento dos músculos. O ideal é que seja ingerida em média 55g para homens e 45g para mulheres.

Alguns alimentos ricos em proteínas: frango, peixes, ovos e frutas.

Carboidrato – Após o treino, os músculos estão mais sensíveis ao carboidrato, especificamente ao hormônio chamado insulina que é liberado em maior proporção por ele. Por isso, para a recuperação, o aconselhável é ingerir carboidratos com grande índice glicêmico, pois disponibilizam açúcar rapidamente no sangue e repõem com mais rapidez o glicogênio.

Ele é um nutriente fundamental no fornecimento de energia, repondo o que foi gasto e ajudando a suportar um treino mais pesado. Sempre deve ser consumido nas quantidades adequadas ao peso corporal e a carga de exercícios.

Alimentos ricos em carboidratos: batata-doce, pão integral, mandioca/macaxeira, etc.

Durante esse processo de treinos, é essencial se manter hidratado e valorizar também o descanso, mesmo para quem tem dificuldades de ganhar massa muscular. Muitas pessoas possuem combinações dos tipos corporais, por isso através de bons treinos e nutrição é possível alcançar os resultados desejados.

Agora que você entendeu como a hipertrofia muscular funciona, conte para nós o que achou do artigo! Também não esqueça de compartilhar nas suas redes sociais.

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Por Suplementos Forma

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