Posted in:

Recuperação de lesões: como a academia pode beneficiar o processo

Sofrer lesões durante a prática de exercícios físicos é o pesadelo de muita gente. Principalmente, de quem gosta demais do que está fazendo. Isso porque, uma vez que você está machucado, precisa tomar alguns cuidados para não agravar a situação que, às vezes, inclui uma pausa nas atividades.

Diante desse cenário, surge um questionamento sobre a eficácia da academia na recuperação das lesões. Uns dizem que piora, outros que ela ajuda, em quem acreditar? E de qual maneira ela poderia colaborar?

Pensando nisso, neste artigo mostramos como identificar a gravidade das dores, bem como as maneiras utilizadas para se recuperar, além da relação da academia com a sua melhora. Descubra a seguir!

Como entender a seriedade da dor?

Enquanto fazemos exercícios, muitas vezes, é normal sentir uma dorzinha nos músculos. Vejamos, quando estamos acostumados a praticar uma atividade com uma carga e decidimos aumentar esse peso, sentir um desconforto muscular é natural.

Essa dor é resultado de um processo inflamatório e não costuma demorar muito, além de se recuperar sozinha. Contudo, a partir do momento em que ela persiste, você deve ficar atento.

Tomando como exemplo os joelhos, que são articulações fundamentais por aguentar um peso realmente grande: quando a pessoa pratica o exercício da maneira errada, sem orientação de um profissional, pode provocar uma lesão conhecida como condromalácia — que é o desgaste da cartilagem dessa região.

Essa condição inicia com desconfortos, aparentemente simples, nos joelhos, em que a pessoa sente dores para subir ou descer escadas, se agachar ou correr. Então, o esforço contínuo sobre essa parte acaba agravando a situação, fazendo com que o joelho inche e a pessoa não consiga andar direito por causa do problema.

Portanto, basicamente, para identificar a gravidade da dor, basta observar a constância dela. Ou seja, se os desconfortos em determinada região são frequentes, tenha cuidado! Eles podem ser os primeiros indícios de uma lesão. Logo, não hesite em ir ao ortopedista.

De que forma ocorre a recuperação?

Depois de visitar um profissional especializado, responsável por diagnosticar o tipo de lesão, começa o processo de recuperação. Em um primeiro momento, geralmente, o ortopedista recomenda a fisioterapia.

Sendo assim, o fisioterapeuta vai iniciar um tratamento com exercícios de fortalecimento da área machucada, não apenas para cuidar, mas também para evitar futuras lesões. Além disso, dependendo do caso, o profissional utiliza, ainda, a eletroterapia.

Após um período de fisioterapia, a pessoa pode retornar para a academia. Entretanto, é indispensável voltar aos poucos. Nada de fazer os mesmos exercícios pesados logo de cara! Nessa fase, é fundamental você conversar com os professores do lugar e levar o seu diagnóstico, a fim de receber a orientação necessária.

Como a academia pode contribuir com a reabilitação?

A academia na recuperação das lesões é muito importante para manter aquele fortalecimento iniciado durante a fisioterapia. No entanto, ela só vai contribuir se o seu treino for supervisionado — a todo momento — por um profissional!

Ele é quem vai ajudar você nesse período, porque vai conduzir seus movimentos, para que não faça o exercício de maneira errada, além de colaborar para que não cometa os mesmos erros de antes.

Contudo, não pense que assim que retornar para a academia, vai começar usando as máquinas. Primeiramente, a recuperação nesse ambiente inicia com exercícios simples, de fortalecimento, com uma carga baixa.

Depois de um tempo, quando o personal perceber que você está apto para um avanço, ele vai introduzir atividades mais cansativas, como os exercícios aeróbicos. Em seguida, quando, enfim, estiver recuperado, poderá retornar ao treino de antes.

Para isso, você deve visitar o ortopedista para que ele observe o andamento da sua reabilitação e se certifique de que você está, de fato, pronto para esse retorno. Mas vale ressaltar: faça tudo sob orientação profissional, sempre. Afinal, você não quer correr o risco de regredir e agravar a sua lesão, não é mesmo?

Finalmente, ao menor sinal de recorrência das dores, não deixe de visitar o médico! Quanto mais cedo você descobre o problema, mais fácil e rápida será a reabilitação. Além disso, embora não pareça, a academia na recuperação das lesões apresenta uma eficácia incrível — quando você treina com supervisão.

Por isso, sempre conte com orientação profissional, não apenas para tratar, mas para evitar as lesões e, ainda, garantir que a situação volte a acontecer.

E aí, gostou deste conteúdo? O que você tem feito para se recuperar das lesões? Deixe um comentário!

Compartilhe nas redes sociais!

Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Por Suplementos Forma

Suplementos Forma

O Blog Suplementos Forma é especializado em testar suplementos alimentares. Contamos com mais de 1.200 relatos de suplementos nacionais e importados. Confira as melhores dicas de uso e experiência das 55 melhores marcas nacionais e importadas.

42 posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.