Posted in:

Saiba mais sobre as câimbras e como aliviá-las

Você já sentiu uma dor rápida e involuntária, mas extremamente incômoda e paralisante, em alguma parte do corpo? Pode ter sido câimbra! Ela acontece no músculo e leva segundos ou minutos para passar.

Suas causas variam bastante e, por esse motivo, é importante conhecer melhor sobre o problema. Principalmente, se as suas dores ocorrem com frequência. Afinal, sabendo o que está provocando o problema, fica mais fácil combatê-lo.

Pensando nisso, trouxemos este post com algumas informações que você precisa conhecer sobre as câimbras. Acompanhe!

O que pode causar as câimbras?

Como dissemos, muitas situações podem provocar o aparecimento de câimbras. Normalmente, essas causas são:

  • Exercícios físicos em excesso: quando você usa muito a musculatura do corpo por um tempo prolongado acaba sobrecarregando e levando à fadiga muscular. Assim, o incômodo pode surgir tanto antes, quanto depois das atividades;
  • Temperatura baixa: já percebeu como os músculos ficam tensos quando está frio? Isso pode causar a câimbra, uma vez que a musculatura fica contraída, aumentando as chances de espasmos;
  • Desidratação: beber água é importante para o corpo em diversos sentidos. Um deles é que o líquido possibilita o relaxamento muscular. Portanto, quando você não se hidrata, a tendência é que a musculatura fique mais tensa;
  • Má circulação: com a circulação sanguínea comprometendo a irrigação dos músculos, a chegada de oxigênio até eles também é comprometida, o que pode causar os desconfortos;
  • Falta de nutrientes: a carência de minerais, como potássio e cálcio, é responsável por colaborar com o aparecimento da câimbra. Isso porque eles exercem função semelhante à da água, contraindo e relaxando a musculatura.

Em quais regiões do corpo elas acontecem?

As câimbras podem acontecer em diversas partes do corpo. Contudo, levando em consideração os principais motivos dos espasmos, geralmente, eles ocorrem em regiões como:

  • mãos;
  • pés;
  • pernas;
  • panturrilhas;
  • parte posterior da coxa.

O que fazer para evitá-las?

Embora não apresentem gravidade, ninguém gosta de sentir dores, né? Por esse motivo, é interessante saber como evitá-las. E algumas atitudes simples são capazes de prevenir o surgimento das câimbras, são elas:

  • manter-se hidratado bebendo, pelo menos, 2 litros de água diariamente;
  • tendo uma alimentação balanceada, rica em minerais;
  • fazendo alongamentos antes e/ou depois da prática de exercícios físicos.

Vale lembrar que, se as suas câimbras são noturnas, realizar esses alongamentos antes de ir para a cama é uma boa alternativa para evitar o problema.

Como aliviar os desconfortos?

A boa notícia sobre as câimbras é que elas, normalmente, não são graves, nem tão difíceis de tratar. Para aliviar os desconfortos, você pode fazer alongamentos e massagens na área dolorida, uma vez que isso ajuda a relaxar o músculo.

Outra opção é aplicar uma compressa morna no local. Recorda quando falamos que as temperaturas baixas podem causar câimbras? O calor, por outro lado, trabalha para amenizar os incômodos, promovendo a circulação do sangue no local e descansando a musculatura.

Enfim, as câimbras são dolorosas e paralisantes, mas, no geral, não são graves. Seguindo as recomendações deste post, você já consegue perceber resultados na prevenção ou alívio do incômodo.

Entretanto, se as câimbras estiverem acontecendo com frequência e se prolongando demais, é bom ficar atento, pois isso pode ser o indício de outro problema de saúde.

O que achou deste conteúdo? Deixe o seu comentário!

Compartilhe nas redes sociais!

Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Por Suplementos Forma

Avatar

O Blog Suplementos Forma é especializado em testar suplementos alimentares. Contamos com mais de 1.200 relatos de suplementos nacionais e importados. Confira as melhores dicas de uso e experiência das 55 melhores marcas nacionais e importadas.

89 posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.