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Saúde mental: veja 5 atividades físicas que ajudam na luta contra a depressão e ansiedade!

A depressão é uma doença psicológica, em que a tristeza e o desânimo intensos são os principais sintomas. Já a ansiedade, é um conjunto de situações que provocam nervosismo, medo e preocupações de maneira excessiva e, muitas vezes, sem motivos aparentes.

Diante desse cenário, entram as atividades físicas como uma forma de combatê-las. Afinal, durante a prática de exercícios, o nosso organismo libera um hormônio conhecido como endorfina.

Essa substância é responsável por promover uma sensação de bem-estar. Por esse motivo é que, depois de nos exercitar, costumamos ter a sensação de felicidade, satisfação e leveza.

Nesse sentido, algumas são mais eficazes que outras quando o objetivo é lidar com esses problemas. Assim, neste post mostramos 5 atividades físicas que vão ajudar você na luta contra a depressão e ansiedade, melhorando a sua saúde mental. Veja a seguir!

1. Ioga

A ioga trabalha desde posturas corporais, até a respiração. Dessa maneira, é uma alternativa interessante, uma vez que ela promove o relaxamento da mente, melhorando o humor e reduzindo o estresse.

Vejamos: a depressão e ansiedade causam tristeza intensa, preocupações, medo e nervosismo. Então, quando você coloca a ioga em prática, ela vai fazer com que esses pensamentos deem uma pausa e a sua mente descanse. Consequentemente, a doença estará, ainda que um pouco, sob controle.

2. Corrida

Além da perda de peso, aumento da resistência física e fortalecimento dos músculos, a corrida é uma importante aliada na luta contra a depressão e ansiedade. Isso porque o corpo libera bastante endorfina durante a prática dessa atividade.

Por isso, mais do que proporcionar aquela sensação de bem-estar, a corrida faz com que você se sinta mais preparado para enfrentar o dia. Assim, é um exercício que também encoraja, sendo fundamental para as pessoas que passam por isso, pois oferece uma coisa essencial: motivação.

3. Dança

Nada melhor do que liberar endorfina enquanto se diverte, não é mesmo? E a dança é excelente nesse quesito, mas não para por aí! Ela é uma atividade incrível para fazer amigos, melhorar a autoestima, diminuir o estresse e, principalmente, dar ânimo.

A dança é uma atividade física que não trabalha somente o corpo, mas também a mente. Afinal, enquanto dançamos, nossos músculos e coordenação motora são aperfeiçoados e o organismo produz endorfina e serotonina — responsáveis por promover prazer e regular o humor.

Nesse sentido, ela colabora, consideravelmente, no combate à depressão e ansiedade, uma vez que reduz os sintomas, melhorando o humor e a qualidade do sono, bem como oferecendo mais disposição e vontade de viver.

4. Caminhada

A caminhada é uma opção interessante para distrair a mente dos pensamentos negativos e obsessivos que essas doenças geram. Principalmente, quando as pessoas caminham acompanhadas, já que tendem a conversar entre si.

Sendo assim, é uma atividade que, de fato, pode colaborar na luta contra a depressão e ansiedade. Aliás, esse não é o único motivo, uma vez que a caminhada também produz serotonina e endorfina, contribuindo ainda mais com a saúde mental de quem pratica.

5. Ciclismo

Pedalar envolve muito mais do que o trabalho dos músculos. Desde movimentar o corpo, até mesmo melhorar a autoestima, são resultados de uma rotina que engloba o ciclismo. Ou seja, a bicicleta vai transformar o seu corpo e mente, além de levar você a lugares incríveis e com vistas, muitas vezes, espetaculares.

No que diz respeito ao combate da depressão e ansiedade, o ciclismo é uma escolha agradável, pois mantém a sua cabeça ocupada com a atividade física, fazendo com que você coloque de lado os pensamentos negativos.

Enfim, é necessário entender que, embora essas atividades físicas colaborem na luta contra a depressão e ansiedade, sozinhas elas não são suficientes. Ambas são sérias e, portanto, precisam ser tratadas com a devida importância.

Por esse motivo, é imprescindível, antes de qualquer coisa, consultar um profissional. Ele é quem vai avaliar o seu psicológico e apresentar maneiras de tratamento, que podem envolver medicamentos e mudanças de hábitos.

Gostou deste post? Quais dessas atividades você pratica para manter a saúde mental? Conta aqui nos comentários!

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Por Suplementos Forma

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