Posted in:

Treino funcional: entenda o que é e quais os benefícios dessa prática

A rotina da academia pode até ser instigante no início, mas depois de um tempo, bate aquela vontadezinha de mudar o ambiente, não é mesmo? Cansadas desse espaço cheio de aparelhos que proporcionam uma certa monotonia aos exercícios, as pessoas começam a buscar inovações nas atividades físicas.

Nesse sentido, surge o treinamento funcional como uma maneira interessante de praticar os exercícios. Por serem mais animados, são uma alternativa incrível para quem está procurando novidades nos treinos.

Então, se você quer uma mudança de ares na hora de fazer as suas atividades físicas, acompanhe este post! Nele, explicamos tudo o que você precisa saber sobre o treino funcional, bem como os benefícios, além de algumas dicas de exercícios para colocar em prática. Confira!

Entenda o que é o treino funcional

O treinamento funcional vem sendo uma excelente opção para quem não é muito fã dos aparelhos de academia. Isso porque um único exercício desse tipo trabalha vários grupos musculares, respiração, equilíbrio, coordenação motora e flexibilidade — de uma maneira bastante dinâmica.

São atividades desafiadoras, que dão aquela ânsia de serem realizadas com sucesso. Por este motivo, esse treino tem se tornado uma alternativa para quem está meio desmotivado.

Podendo ser praticados em qualquer lugar — na academia, em casa, em um parque ou na praia, por exemplo —, esses exercícios podem ser realizados tanto com acessórios, quanto utilizando apenas o peso do corpo. É essa praticidade que transforma o funcional em uma possibilidade tão agradável.

Além disso, a proposta dessas atividades é trabalhar os movimentos cotidianos do nosso corpo. Dessa forma, é um treinamento capaz de beneficiar o dia a dia dos praticantes. É por essa razão, também, que ele é indicado para qualquer pessoa, independentemente da faixa etária.

É claro que existem exceções — se você tem problemas de saúde ou apresenta alguma queixa de dor, por exemplo, deve seguir recomendações médicas. Contudo, no geral, é um treino bom para todo mundo.

Conheça os principais benefícios

Já deu para perceber que o funcional é incrível para a saúde, não é mesmo? Mas é sempre bom ressaltar os principais benefícios dessa atividade que está em alta hoje em dia. Veja as maiores vantagens desses exercícios:

  • Fortalecimento dos músculos: como esse treino trabalha vários grupos musculares ao mesmo tempo, a tonificação é mais ágil;
  • Diminui dores nas costas: se você é do tipo que vive reclamando de dores na coluna, o funcional é ótimo para amenizar o problema. Ele fortalece os músculos dessa região e colabora com a sua consciência corporal;
  • Acelera o metabolismo: esse treino é excelente para o emagrecimento, uma vez que ele auxilia bastante na queima de gordura;
  • Melhora a respiração: os exercícios funcionais costumam exigir muito da pessoa, fazendo com que ela trabalhe o fôlego no decorrer das atividades;
  • Alivia o estresse: durante a prática do treino, o organismo libera hormônios responsáveis por promover a sensação de bem-estar e felicidade. Por isso, eles colaboram para abrandar o estresse.

Veja alguns exemplos de exercícios

Primeiramente, você precisa entender que esses exercícios — ainda que possam ser realizados ao ar livre —, precisam ser feitos com acompanhamento de um profissional de educação física. Ele é quem vai colaborar para que as atividades sejam praticadas do jeito certo, garantindo a sua saúde.

Afinal de contas, se você tiver algum problema nas articulações, por exemplo, deve ser assistido para que o funcional ajude a melhorar o seu problema. Caso contrário, fazendo por conta própria, existe a chance de agravar a situação. Portanto, mantenha um personal trainer sempre por perto.

No mais, aqui vão alguns exemplos de exercícios inseridos em um treinamento funcional. Confira:

  • prancha;
  • agachamento livre;
  • burpees;
  • ondulação com corda naval;
  • pular corda;
  • abdominal;
  • polichinelo;
  • flexão de braço;
  • corrida etc.

Enfim, seja com acessórios ou apenas o peso do corpo, o treino funcional é uma ótima pedida para quem prefere praticar exercícios físicos em ambientes diferenciados, de uma maneira descomplicada e mais animada.

E você? Gosta do treino funcional? Comenta aqui embaixo!

Compartilhe nas redes sociais!

Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Por Suplementos Forma

Avatar

O Blog Suplementos Forma é especializado em testar suplementos alimentares. Contamos com mais de 1.200 relatos de suplementos nacionais e importados. Confira as melhores dicas de uso e experiência das 55 melhores marcas nacionais e importadas.

81 posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.