Posted in:

Tudo o que você precisa saber sobre a tendinite

Como o próprio nome sugere, a tendinite é uma inflamação que afeta os tendões — estruturas fibrosas responsáveis por unir o músculo ao osso. Bastante desconfortável, ela causa dor e limita os movimentos da parte atingida pelo problema.

Onde existirem tendões, poderá ocorrer a tendinite. Entretanto, ela costuma ser mais frequente em regiões como ombros, cotovelos, punhos e joelhos. E é importante entender sobre a inflamação, tendo em vista que, se não tratada corretamente, pode se tornar uma doença crônica.

Você acredita que está sofrendo com a tendinite? Acompanhe este post! Trouxemos este conteúdo para te ajudar a identificar os sinais, bem como as causas e, principalmente, como tratar o problema. Vamos lá?

Conheça os sinais da tendinite

Os principais sinais da tendinite são:

  • Dor local: certamente o sintoma mais comum da tendinite, a dor localizada pode acabar sendo irradiada para outros músculos (quando o ombro dói, mas você sente o incômodo por todo o braço, por exemplo);
  • Inchaço: como a região fica inflamada, os vasos sanguíneos são dilatados, o que provoca o inchaço e/ou a vermelhidão;
  • Limitação de movimento: outro sinal corriqueiro da tendinite é a dificuldade de movimentar a área afetada, por causa do inchaço ou da dor;
  • Diminuição da força: dependendo da região que o problema atinge, a força para realizar tarefas simples é prejudicada.

Descubra as causas

Com o uso excessivo de celulares e computadores, a tendinite é um problema que atinge cada vez mais pessoas. Isso porque mexer de maneira repetitiva nesses aparelhos sobrecarrega os tendões, além de prejudicar a postura e levar à inflamação.

Contudo, outras causas podem estar associadas ao surgimento da tendinite, entre elas estão: estresse, idade avançada, lesões, falta de alongamento ou condicionamento físico, doenças autoimunes etc.

Saiba como prevenir o problema

Ora, se uma das motivações da tendinite é a falta de alongamento, uma excelente maneira de prevenir o aparecimento dela é a prática regular de exercícios, como os de alongamento e fortalecimento, por exemplo.

Em relação aos aparelhos como computadores e celulares, a recomendação é fazer pausas durante o uso, além de optar por móveis ergonômicos, a fim de manter a postura correta.

Se você tem uma empresa e quer cuidar dos seus funcionários, além dos móveis ideais, você pode investir em ginástica laboral também.

Veja como aliviar a dor

Você não conseguiu prevenir o aparecimento da tendinite e ela está te prejudicando, o que fazer para aliviar o desconforto? Como o maior sinal do problema é a dor localizada, é importante tomar medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos.

O ideal, inclusive, é imobilizar a área afetada, para que a desinflamação aconteça direitinho e você não acabe sobrecarregando o tendão que já está inflamado. Para isso, é interessante visitar um ortopedista, pois ele vai dizer o que é melhor para o seu caso.

Mas, de antemão, o remédio e o uso de compressas geladas já vai dar uma amenizada na dor e no inchaço. Porém, consultar um profissional é fundamental para que o tratamento dê certo e a inflamação não se transforme em uma doença crônica.

Viu como a tendinite pode ser desconfortável? Além da dor e incômodos, ela ainda atrapalha a qualidade de vida e o rendimento no trabalho! Por esse motivo, não hesite em procurar um médico quando sentir que o problema está prejudicando você.

Gostou deste post? Compartilhe nas redes sociais e ajude outras pessoas a entenderem melhor sobre a tendinite!

Compartilhe nas redes sociais!

Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Por Suplementos Forma

Avatar

O Blog Suplementos Forma é especializado em testar suplementos alimentares. Contamos com mais de 1.200 relatos de suplementos nacionais e importados. Confira as melhores dicas de uso e experiência das 55 melhores marcas nacionais e importadas.

89 posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.