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Tudo o que você precisa saber sobre os exercícios aeróbicos

A prática de atividades físicas é muito importante para toda e qualquer pessoa, porque traz benefícios não apenas para a saúde física, mas também para a mental. Contudo, nem sempre existe tempo para frequentar ambientes como uma academia.

É aí que entram os exercícios aeróbicos: sabe aquela corridinha na praça? Ou aquele passeio de bicicleta aos domingos? São bons exemplos dessa atividade. Isso significa que esses exercícios estão bastante presentes no nosso cotidiano e podem ser realizados em qualquer lugar.

Você quer entender mais sobre os treinos aeróbicos? Então, acompanhe este conteúdo! A seguir, explicamos melhor sobre essa atividade. Confira!

Aeróbicos x Anaeróbicos

Quando falamos em atividades aeróbicas e anaeróbicas, muita gente fica confusa, por acreditar que se trata dos mesmos exercícios. Entretanto, existe uma diferença muito importante entre eles.

Os aeróbicos usam oxigênio para queimar energia. São aqueles treinos que deixam você ofegante, bastante suado e com a certeza de que muitas calorias foram perdidas. Por isso, são escolhidos, normalmente, por quem tem o objetivo de emagrecer com saúde.

Afinal, se forem realizados por um longo período de tempo, vão queimar bastante calorias. Além disso, são exercícios que podem ser realizados por qualquer pessoa. Desde crianças, até idosos, dá para todos fazerem o seu treino aeróbico.

Em contrapartida, os anaeróbicos ocorrem sem o consumo de oxigênio. Ou seja, são os treinos realizados por quem já está com o peso ideal e quer ter um aumento dos músculos. Logo, a musculação é o exercício anaeróbico mais conhecido.

Geralmente, os treinos anaeróbicos costumam ser mais intensos, embora levem menos. Contudo, ao contrário dos aeróbicos, estes não são indicados para todo mundo — crianças abaixo dos 14 anos devem evitar a prática, por exemplo. O ideal é conversar com um profissional antes.

Principais vantagens dos aeróbicos

Agora que você sabe do que se tratam os exercícios aeróbicos, vamos descobrir quais as maiores vantagens? Apesar de muitas pessoas acharem que eles servem somente para o emagrecimento, os benefícios vão muito além desse. São eles:

  • diminui os riscos de obesidade;
  • ajuda no controle da diabetes;
  • aumenta o fluxo sanguíneo;
  • fortalece o coração;
  • aprimora a respiração;
  • melhora a imunidade;
  • combate a depressão;
  • aperfeiçoa o condicionamento físico etc.

Exemplos de exercícios aeróbicos

Sabe por quê esses exercícios são recomendados para qualquer idade? Porque são simples! Ou seja, a brincadeira do pega-pega entre as crianças, é um exemplo dessa atividade, bem como a caminhada dos idosos nas pracinhas.

Os aeróbicos são exercícios fáceis e que podem ser realizados em qualquer ambiente. Conheça alguns deles:

  • pular corda;
  • caminhada;
  • corrida;
  • andar de bicicleta;
  • subir/descer escadas;
  • dança etc.

Deu para perceber que os exercícios aeróbicos são incríveis, né? É vantajoso para a saúde mental e física, pode ser praticado por qualquer pessoa e em todo lugar. Mas é claro que, para usufruir dos resultados, é necessário ter dedicação também!

Isso quer dizer que, de nada vai adiantar você fazer treinos aeróbicos se não tiver uma alimentação equilibrada. Portanto, para alcançar efeitos satisfatórios, é preciso aliar os exercícios com uma dieta adequada. Dessa maneira, os benefícios serão rapidamente percebidos.

Gostou deste conteúdo? Aproveite e confira nosso post sobre a técnica dos exercícios aeróbicos em jejum para saber se eles são uma boa ideia.

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Por Suplementos Forma

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