Posted in:

Tudo sobre os suplementos alimentares na musculação

Suplementos alimentares são muito utilizados por pessoas que praticam atividades físicas, visando aumentar seus rendimentos e repor nutrientes e que possam equilibrar suas dietas.

Esse tipo de suplemento também pode ser indicado para pessoas com carências de vitaminas, a fim de melhorar a disposição e a saúde.

Neste artigo, vamos abordar tudo sobre suplementos alimentares na musculação para que você possa entender e escolher a melhor opção de consumo de acordo com suas necessidades.

Objetivo do uso de suplementos alimentares na musculação

Os suplementos alimentares na musculação têm por objetivo melhorar o desempenho do praticante desse tipo de atividade física e proporcionar ganho de massa magra.

Uma alimentação adequada deve nutrir o organismo de suas necessidades principais, porém nem sempre isso é possível, havendo a necessidade então de recorrer aos suplementos alimentares na musculação.

Esses suplementos são componentes químicos para a reposição de nutrientes de maneira mais intensa, fornecendo vitaminas, minerais e aminoácidos, fundamentais para um desempenho superior dos atletas.

Consumi-los garante eventuais falhas na ingestão dos nutrientes importantes para o bom funcionamento do corpo e por isso são indicados para quem pratica atividades desse tipo.

Tipos de suplementos alimentares na musculação

Os suplementos alimentares na musculação oferecem soluções específicas, que agem para determinados objetivos em cada pessoa e características de cada organismo. São eles:

  • Termogênicos

São aqueles que atuam na queima de gorduras. São também reguladores de apetite e do aumento da energia e disposição para a prática de exercícios e atividades cotidianas.

Contêm a cafeína e sinefrina, que atuam na perda de peso.

  • Multivitamínicos

Compostos de diversas vitaminas e minerais para proporcionar o melhor funcionamento do corpo.

Porém, para consumi-los é necessário consultar um médico/especialista para exames médicos habituais e verificar o que pode ser receitado, caso a caso.

Importante seu uso para quem pratica musculação para repor vitaminas e sais minerais com abundância e que repõe eventuais perdas pela prática das atividades físicas intensas.

  • Hipercalóricos

São indicados para aquelas pessoas que apresentam dificuldade em ganhar peso ou que possuem uma alimentação não adequada em ralação às calorias necessárias em seu dia a dia.

Esse tipo de suplemento integra a complementação de alimentação diária que, muitas vezes, não é realizada adequadamente e/ou com habitualidade.

  • Hiperproteicos

Esse são ricos em proteínas e auxiliam a atividade física. Podem ser obtidos por meio de uma alimentação correta e que privilegie a ingestão de certos nutrientes que auxiliam a manter a massa magra, hormônios de crescimento e proteínas.

Suplementos Whey Protein e de soja são exemplos desse tipo.

  • Repositores energéticos

Indicados para ganho de massa muscular, sendo divididos em duas categorias de proteínas: de lenta e de alta absorção.

Esses tipos são fundamentais para fornecer as perdas de proteínas pela prática de atividades de alto impacto.

  • Antioxidantes

São compostos de diversos nutrientes, vitaminas, minerais e flavonoides. Indicados para os praticantes de musculação que desejam perder gorduras, combatendo os oxidantes tóxicos, como os radicais livres, liberados pelo excesso de exercícios físicos.

Conclusão sobre suplementos alimentares na musculação

É bastante significativa a importância dos suplementos alimentares na musculação e seu uso deve ser sempre acompanhado com cuidado e orientação médica, a fim de evitar incorreções em ingestões acima das necessidades individuais.

Optar por marcas de qualidade e suplementos alimentares que atendam às suas propostas de melhoria de desempenho e fortalecimento é aconselhável e deve seguir sempre orientações de profissionais na área de medicina ou de preparação física, para evitar danos ao seu corpo.

Nunca ingira suplementos como automedicação ou orientação de pessoas não habilitadas a receitar esses suplementos, visando evitar riscos à sua saúde.

Deixe seu comentário sobre este artigo que trata de suplementos alimentares na musculação em nosso blog, assim estará nos ajudando a abordar assuntos de seu interesse.

Compartilhe nas redes sociais!

Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.