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Você conhece os exercícios físicos ideais para os idosos? Descubra quais são e a importância deles

Manter o corpo em movimento é essencial em qualquer fase da vida. De crianças à idosos, a prática de atividades físicas é imprescindível não apenas para a saúde do corpo, mas da mente também.

Em pessoas da terceira idade, por exemplo, os exercícios são responsáveis por oferecer resultados bastante positivos na vida delas. Isso porque além de prevenir doenças como diabetes, hipertensão, obesidade e osteoporose, as atividades costumam, igualmente, promover benefícios psicológicos.

Afinal, durante a prática de exercícios, o organismo libera endorfina, o hormônio que promove a sensação de bem-estar. Dessa maneira, a saúde mental também é favorecida.

Pensando nisso, trouxemos alguns exercícios físicos para idosos, crianças e qualquer outra pessoa, sem restrições de idade. Nossa intenção é fazer com que a família inteira possa aproveitar essa lista para se reunir e manter-se ativa junta. Acompanhe.

Alongamento

A terceira idade não é fácil. Nesse período da vida, os idosos costumam sofrer com dores nas articulações, problemas nos ossos e diminuição da flexibilidade. E isso está diretamente relacionado ao envelhecimento.

Por esse motivo, muitos deles se tornam dependentes, uma vez que fazer coisas simples do dia a dia pode acabar sendo um transtorno. Nesse sentido, o alongamento é uma atividade importante para aliviar essas dificuldades e promover mais autonomia.

Quando realizados com cuidado e sob supervisão de um profissional, são excelentes para o bem-estar físico e psicológico dos idosos. Eles colaboram para diminuir tensões musculares, ajudam com a questão da flexibilidade e deixam as pessoas mais dispostas.

Natação

A natação é uma atividade física interessante para os idosos, dado que o impacto sobre as articulações é inexistente. Além disso, o condicionamento físico é muito beneficiado, o que reflete diretamente na vida dessas pessoas.

Afinal, com o corpo mais preparado, aquelas atividades do dia a dia que, embora sejam simples, costumam ter um certo nível de dificuldade para os idosos, serão mais fáceis de serem executadas.

Assim, os membros da família podem se reunir para fazer aulas de natação juntos. Entretanto, dentro desse âmbito existe a hidroginástica, voltada para pessoas da terceira idade. Dessa maneira, os idosos tendem a fazerem amizades durante a prática dessa atividade, melhorando o convívio social, além da saúde.

Dança

A dança traz inúmeros benefícios para a saúde. Fisicamente, ela é capaz de promover equilíbrio, agilidade e colaborar com a coordenação motora, ajudando na questão dos movimentos. Nesse sentido, é uma atividade agradável para os idosos.

Mentalmente, além dessas vantagens, ela trabalha a memória também, já que é necessário aprender os passos das músicas. Diante desse cenário, os familiares podem se reunir para aulas de dança pelo menos uma vez na semana.

É uma ideia interessante para manter o corpo em movimento, ao passo que cria lembranças incríveis em família.

Pilates

O pilates é um conjunto de exercícios físicos menos intensos, que são perfeitos para a terceira idade. Ou seja, são atividades com um impacto menor, que podem ser realizados por pessoas de qualquer faixa etária.

São ótimos exercícios para a postura, mobilidade e equilíbrio. Além disso, o pilates colabora na prevenção de doenças cardiovasculares, reduz o estresse, aperfeiçoa os reflexos e alivia as dores.

Sendo assim, é uma atividade bem atrativa para os idosos. Contudo, dado que pode ser realizado por pessoas de qualquer idade, vale reunir alguns membros da família para praticar esses exercícios em conjunto.

Caminhada

Provavelmente, esse é um dos exercícios físicos para idosos mais queridos pela terceira idade. Quem nunca foi em uma praça e se deparou com várias pessoas mais velhas caminhando?

A caminhada é responsável por promover inúmeros benefícios para a vida do idoso. Desde a melhora da circulação sanguínea e do sono, ela também previne a obesidade, sedentarismo, diabetes, além de promover o emagrecimento saudável e bem-estar, aumentando a qualidade de vida.

Uma vez que pretendemos incentivar um melhor relacionamento entre o idoso e seus familiares, essa atividade física é ótima para desenvolver essa questão. Por isso, indicamos que a família se reúna, a fim de dar um passeio com o idoso por meio dessa caminhada.

Viu como os exercícios físicos para idosos são importantes para essas pessoas? Ademais, eles podem ser realizados por indivíduos de qualquer faixa etária, sendo uma alternativa interessante para promover uma relação saudável entre o idoso e seus familiares. Por isso, não hesite em incentivar e colaborar com a autonomia da terceira idade.

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Por Suplementos Forma

Suplementos Forma

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