Posted in:

Você já sabe o que é core? Entenda porque é importante fortalecê-lo

Se você é adepto dos exercícios físicos, provavelmente, já escutou alguém falando sobre o fortalecimento do core. Muita gente acha que esse é apenas um nome diferente para os abdominais.

Contudo, ele é muito mais do que isso! O core é o nome dado a um conjunto de músculos fundamentais para que o corpo mantenha o equilíbrio. Ainda não entendeu do que se trata isso? Calma!

Para que você consiga compreender direitinho o que é core, a gente trouxe este conteúdo! Acompanhe e descubra o conceito e a importância que manter essa região fortalecida exerce na nossa saúde.

Afinal, o que é core?

O core é um termo que vem do inglês e significa “parte central”; “núcleo”. Isso quer dizer que ele é uma região fundamental do corpo, que ajuda a gente a realizar nossas atividades cotidianas. Aliás, se você faz exercícios, é bom dar uma atenção extra ao core!

Vamos explicar: ele consiste em uma área formada por 29 pares de músculos, que incluem os abdominais, oblíquos, glúteos, lombares e até a região pélvica. Ou seja, não dá para negligenciar, né?

Isso porque o core é responsável por sustentar todo o nosso corpo! “Como assim?”, você deve estar se perguntando. É que todos esses músculos trabalham para manter a estabilização da coluna, do quadril, dos joelhos etc. Sendo assim, são muito importantes.

Considere, por exemplo, que o corpo é uma máquina e os músculos são os elementos que, juntos, fazem ele funcionar. Quando uma dessas peças está com defeito, começa a afetar o desempenho do equipamento.

Dessa maneira, o core é como as peças que fazem nosso corpo funcionar direitinho. A partir do momento que ele está com problemas, todo o resto é danificado. Os músculos precisam trabalhar em conjunto para ter resultados.

Por quê é tão importante fortalecer o core?

No tópico anterior a gente explicou o que é core. Sabemos que ele serve para sustentar o corpo, mas talvez você ainda não entenda quais os benefícios reais que dá para perceber com o fortalecimento dele. Confira, a seguir, a importância dessa tonificação:

  • melhora a postura;
  • previne lesões (nos joelhos, por exemplo);
  • evita o aparecimento de dores na coluna;
  • aperfeiçoa o equilíbrio;
  • fortalece o abdômen;
  • melhora a respiração;
  • desenvolve a potência dos movimentos.

Isso significa que o fortalecimento do core é um exercício indispensável para os seus treinos, porque ele ajuda você não apenas na execução de outros exercícios, como o agachamento, mas também nas suas atividades do dia a dia.

Quais são os exercícios que trabalham o core?

Para colocar o fortalecimento do core em prática, é preciso conhecer os melhores exercícios para trabalhar essa região. Veja quais são eles:

  • prancha;
  • abdominais;
  • elevação de perna;
  • ponte;
  • hiperextensão lombar (superman).

A melhor parte dos exercícios de fortalecimento do core é que eles são bastante práticos, podendo ser realizados em absolutamente qualquer lugar. Afinal, não precisam de pesos e equipamentos de academia. Então, dá para você fazer até mesmo na sala da sua casa, por exemplo.

Pronto! Agora que você já sabe o que é core e os motivos pelos quais mantê-lo fortalecido é tão necessário, já pode começar a colocar esses exercícios em prática. Você vai perceber como o seu corpo vai mudar em relação à estabilidade, além de notar os benefícios desse fortalecimento durante as outras atividades físicas.

Gostou deste post? Compartilhe nas redes sociais e ajude seus amigos a entenderem o que é core também!

Compartilhe nas redes sociais!

Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Por Suplementos Forma

Avatar

O Blog Suplementos Forma é especializado em testar suplementos alimentares. Contamos com mais de 1.200 relatos de suplementos nacionais e importados. Confira as melhores dicas de uso e experiência das 55 melhores marcas nacionais e importadas.

75 posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.