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Você sabe quais são os carboidratos saudáveis? Confira 5 deles para inserir na alimentação!

Bolos, biscoitos, doces, refrigerantes e algumas massas: esses são os carboidratos ruins. Mas não significa que são os únicos! Embora nossa mente nos leve, automaticamente, a pensar nesses itens quando falamos de carboidratos, existem aqueles que fazem bem para a saúde, sendo essenciais para o bom funcionamento do organismo.

Muita gente acredita que está fazendo um bom negócio ao iniciar uma dieta e cortar esses nutrientes da alimentação. No entanto, eles são componentes importantes porque servem como um combustível para o corpo.

Assim, contrariando as dietas equivocadas e esse pensamento errôneo de que eles só fazem mal, existem os carboidratos do bem. São esses nutrientes que vão manter o organismo funcionando perfeitamente.

Pensando nisso, neste post mostramos 5 carboidratos saudáveis para você incluir nas suas refeições, garantindo melhores hábitos alimentares, bem como mais energia para o seu corpo. Confira!

1. Batata

Seja ela inglesa ou doce, a batata é uma excelente fonte de carboidrato. Ricas em nutrientes como cálcio, ferro, vitamina C e potássio, ambas são alternativas interessantes para inserir na alimentação.

Embora as duas apresentem uma quantidade interessante de carboidratos, é a batata-doce que mais faz sucesso nas receitas fitness. Isso porque, geralmente, ela é ingerida com casca — e é nessa parte que fica a maior concentração de fibras do alimento.

Contudo, independentemente do tipo que você preferir, as batatas são, de modo geral, uma boa opção para garantir energia ao corpo.

2. Arroz

O arroz compõe o prato de grande parte da população. Rico em zinco, carboidratos, selênio e nutrientes antioxidantes, ele é muito bom para manter o funcionamento do organismo. Além de combinar com praticamente tudo, né?

Bem como as batatas, o arroz tem dois tipos: branco e integral. A grande diferença entre os dois está na questão nutritiva. Ou seja, o arroz integral apresenta uma casca escurecida, e é nela que a maior parte das fibras é encontrada. Portanto, se puder, escolha esta alternativa.

3. Banana

Rapidamente absorvida pelo nosso organismo, a banana é considerada um carboidrato simples. Nesse sentido, ela é um dos melhores carboidratos saudáveis existentes. Não é à toa que muitas pessoas costumam comer, pelo menos, uma antes de praticar exercícios físicos.

Isso porque a fruta tem um valor nutricional incrível, que engloba vitaminas A, B, C e potássio. Ainda, ela colabora para evitar câimbras e promover a saciedade. Dessa forma, a banana é uma fonte de carboidratos que você não pode deixar de inserir na alimentação!

4. Feijão

Assim como o arroz, o feijão estrutura grande parte dos pratos da população brasileira. Rico em ferro, potássio, proteínas e fibras, é um alimento que traz benefícios realmente interessantes para a saúde.

Entre essas vantagens, está o controle da glicemia no sangue, além de trabalhar no combate ao câncer. Nesse sentido, é um tipo de grão que não pode faltar nas suas refeições. Portanto, se puder, coma feijão sempre.

5. Milho

O milho é rico em minerais e vitaminas, sendo uma incrível fonte de fibras que ajuda o funcionamento do intestino e, ainda, promove a sensação de saciedade. Além disso, ele tem carboidratos complexos.

Isso significa que a quantidade desse nutriente no milho é bem grande. Por isso, não hesite em inserir esse alimento na sua dieta. Você encontra por aí várias receitas interessantes que o utilizam como ingrediente.

Pronto! Agora que você sabe que existem carboidratos saudáveis e que eles são essenciais para o bom funcionamento do organismo, já pode começar a incluir nas refeições. Para isso, existem inúmeras maneiras de preparar vários desses alimentos, de uma forma que eles permaneçam saborosos, sem perder o valor nutricional.

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Por Suplementos Forma

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